Criadores de 1899 respondem às acusações de plágio de cartunista brasileira

A nova série de mistério da Netflix, intitulada de “1899” estreou há apenas 4 dias e já está no centro de uma grande polêmica. O transtorno começou quando uma quadrinista brasileira, chamada Maty Cagnin, acusou os criadores de 1899 de plágio de uma de suas obras, chamada Black Silence. Relembre o caso aqui.

Os rumores tomaram grande proporção e agora os criadores Baran bo Odar e Jantje Friese usaram suas redes sociais para se defenderem das acusações. Odar compartilhou um post de um fã e colocou na legenda um texto de agradecimento. O autor também negou veemente o plágio relatado pela quadrinista.

1899 BLACK SILENCE
Imagem: R7 entretenimento

Confira o que disseram os criadores de 1899 sobre acusação de plágio

Obrigado por essas palavras gentis, elas significam muito para nós. Como já mencionei: infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio.”

Jantje Friese comentou na publicação Baran bo Odar sobre as acusações e usou um tom mais irritado. A escritora chegou a acusar a brasileira, afirmando que suas intenções com a polêmica eram vender mais edições de sua graphic novel. Veja:

Ah, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que plagiamos sua graphic novel. Para deixar claro: não o fizemos! Até ontem, sequer sabíamos da existência dessa graphic novel.

Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não foi baseada em nenhum material anterior. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens – algumas delas feias e ofensivas. Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, sem nem mesmo verificar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que se isso for ser um plano para vender mais edições de graphic novel: bela jogada.”

Série dos criadores de Dark está disponível na Netflix

1899 estreou na Netflix no dia 17 e já ocupa as primeiras posições no ranking de mais assistidas do momento. Os criadores tem em seus currículos a série Dark, um dos maiores sucessos da plataforma dos últimos tempos.

Leia a sinopse e assista ao trailer da série 1899:


“O ano é 1899 e eventos misteriosos mudaram o rumo de um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Agora, os passageiros terão que desvendar um enigma alucinante. Assista o quanto quiser. Emily Beecham e Andreas Pietschmann estrelam este drama de Jantje Friese e Baran bo Odar, criadores de Dark.”