Steven Spielberg: 4 filmes que só existem por causa do cineasta

o cineasta é responsável por diversos sucessos

Steven Spielberg é um dos maiores nomes da história do cinema, sendo um diretor versátil capaz de entregar obras com estilos e gêneros totalmente diferentes. Sendo o grande responsável por franquias como Tubarão, Jurassic Park, Indiana Jones e mais, o diretor tem uma enorme lista de títulos de sucesso em sua carreira, sabendo levar multidões para as salas de cinema com ótimos blockbusters.

Porém, além de ter mercado a história de Hollywood com diversos filmes nos quais assumiu o cargo de diretor, Spielberg também já deixou sua marca muitas vezes atuando como produtor de diversos longas. Confira quatro filmes que só existem por causa do cineasta e você provavelmente não sabia!

Shrek foi um sucesso por causa de Steven Spielberg

Em 1991, muito tempo antes do público sequer imaginar um filme do ogro, Steven Spielberg foi um verdadeiro visionário e comprou os direitos do livro Shrek, um conto de fadas escrito por William Steig. No entanto, a ideia inicial de Spielberg era bem diferente do resultado final que foi visto nas telonas e conquistou o mundo. O lendário cineasta tinha o planejamento de lançar Shrek como uma animação tradicional, mas foi convencido a levar o projeto para a DreamWorks, fundada em 1994.

Após aceitar a ideia do produtor John. H. Williams, Steven Spielberg entregou Shrek nas mãos da DreamWorks e assim permitiu que o mundo conhecesse um estrondoso sucesso das animações. Inicialmente, o longa de animação teria Bill Muray no papel principal e Steve Martin dando voz ao Burro, o famoso companheiro de Shrek, porém Spielberg se impressionou com a formo como Mike Meyers se importava com o personagem, e por tal fato deu o papel para o ator. Já o burro ficou com o ótimo Eddie Murphy.

Transformers deve muito ao diretor

Transformers foi um grande sucesso dos cinemas e iniciou uma franquia que se mantém até hoje nas telonas, apesar dos altos e baixos. O fato é que o filme de 2007 impressionou o público e agradou os fãs, sendo uma ótima versão live-action da franquia que já era conhecida pelas animações e brinquedos, e Steven Spielberg foi um dos grandes responsáveis pelo longa. Se você adorou ver Optimus Prime nas telonas, com frases de efeito e uma bela trilha-sonora, então agradeça ao cineasta que assinou como produtor!

Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman foram contratados por Spielberg, que exigiu que a trama do filme mostrasse um garoto e seu carro como protagonistas. A relação entre o rapaz e a máquina acabou dando muito certo e foi um dos grandes motivos pelo sucesso do filme. Além disso, Spielberg teve grande participação no processo de criação da história, auxiliando os roteiristas com sugestões que garantiram melhorias. Foi também o cineasta quem escolheu Michael Bay para dirigir o longa.

Impacto Profundo saiu do papel graças a Spielberg

A ideia para criar Impacto Profunda surgiu ainda na década de 70, porém o projeto nunca seguiu em frente de fato e o longa só foi ser lançado mesmo em 1998 pela Paramount Pictures. Quando tudo parecia perdido e o filme nunca saía do papel, adivinhe a quem os produtores pediram ajuda? Isso mesmo! O primeiro e único Steven Spielberg.

Na época, Spielberg já possuía os direitos de um longa bastante semelhante sobre um asteroide e a tentativa de sobrevivência da espécie humana, então o cineasta resolveu misturar as ideias e assim surgiu um novo roteiro. Apesar de Spielberg ter ficado interessado em dirigir o longa, o filme foi comandado pela diretora Mimi Leder, e o cineasta assinou o projeto como produtor executivo.

De Volta para o Futuro quase não existiu

De Volta para o Futuro é uma das maiores franquias da cultura pop e marcou muito a história dos cinemas, possuindo uma legião de fãs ao redor do mundo. No entanto, o que muita gente não sabe é que Steven Spielberg foi um dos responsáveis pela existência deste grande sucesso que correu sério risco de não sair do papel!

Após criarem a ideia para o filme da década de 80, Bob Gale e Robert Zemeckis viram seu projeto ser rejeitado por diversos estúdios que não se interessaram pelo longa. Quando os cineastas mostraram o que tinham em mãos para Steven Spielberg, a lenda do cinema adorou tudo o que viu. De Volta Para o Futuro foi feito na Amblin Entertainment, produtora de Spielberg, e distribuído pela Universal, assim o mundo conheceu um dos maiores sucessos da história. O cineasta assinou o projeto como produtor executivo.