Game of Thrones: Os 5 maiores furos da última temporada

Final realmente desastroso

Game of Thrones foi uma das maiores séries da história, sendo apontada como a primeira da lista por grande parte dos fãs. Baseada na obra de George R. R. Martin, a produção da HBO foi um sucesso estrondoso, furou a bolha, e atingiu um público gigantesco ao redor do mundo. Com muitas mortes, traições e diálogos memoráveis, a trama de Game of Thrones marcou por diversos motivos, no entanto em sua reta final a situação não foi exatamente a mesma que os fãs esperavam.

Após 5 grandes temporadas, a série começou a ter uma queda que acabou em completo desastre no oitavo ano. A última temporada sofreu com uma uma recepção extremamente negativa por parte dos críticos e do público, apresentando diversos problemas de narrativa que não eram comuns em anos anteriores. 

A loucura de Daenerys é um exemplo de opção decepcionante de narrativa, uma vez que, embora faça sentido, a ideia foi construída de maneira totalmente equivocada. Com mais tempo, a Targaryen poderia se tornar uma rainha das cinzas muito mais interessante, no entanto vimos um roteiro apressado sem pé nem cabeça. Outros elementos de narrativa também careceram de tempo para desenvolvimento, mas os verdadeiros problemas foram os furos sem qualquer chance de explicação. Situações bizarras e totalmente contraditórias, que não fazem sentido algum! Confira os piores furos da última temporada de Game of Thrones.

Jaime Lannister foi uma decepção em Game of Thrones

Jaime Lannister começou a série sendo um dos personagens mais odiados pelo público, afinal quem poderia gostar do monstro que jogou Bran para a morte? No entanto, a excelente escrita encontrada nos livros de George R. R. Martin apresentou ao mundo um dos melhores desenvolvimentos de personagem já vistos na literatura.

Na série, Jaime tornou-se um dos favoritos do público e teve um grande arco de redenção, iniciado ainda quando o mesmo era um prisioneiro de Brienne de Tarth. No entanto, na última temporada isso tudo foi jogado fora. O fato de Jaime render-se ao amor por Cersei a ponto de voltar para Porto Real é irritante, pois já desperdiça um arco de redenção escrito de maneira exemplar. Porém, o grande problema está em uma conversa entre Jaime e Tyrion, na qual o cavaleiro afirma não se importar com as pessoas da cidade, inocentes ou não.

Se voltarmos algumas temporadas, em uma conversa reveladora e profunda com Brienne, Jaime afirmou ter matado o Regicida também por não ser capaz de permitir que o mesmo queimasse a cidade. Nesta cena, Jaime mostrou mais camadas muito interessantes, carregando a culpa de ser um regicida enquanto a verdade era muito mais nobre. Infelizmente, a última temporada ignorou totalmente a evolução do personagem.

jaime lannister
Imagem: HBO/Game of Thrones

Bran coroado rei

No final da série, Bran é coroado o novo rei de Westeros. Aqui temos mais uma incoerência de roteiro que não pode passar despercebida. Bran tornou-se o Corvo de Três Olhos, um personagem muito maior do que qualquer cargo e maior até mesmo que o trono de ferro.

A própria série já havia deixado claro que o Stark era algo acima disso quando o mesmo afirmou que não poderia ser o Lorde de Winterfell ou o Protetor do Norte. No entanto, bastou Tyrion indicá-lo como rei que o garoto não hesitou em responder que este era o seu motivo para estar lá. Estranho, não é?

bran
Imagem: HBO/Game of Thrones

Como Jon Snow não foi morto pelos guerreiros de Daenerys?

Em um ato de traição, Jon Snow matou Daenerys covardemente, e para surpresa de todos o que aconteceu? Jon continuou vivo. A situação é extremamente absurda de acordo com os próprios acontecimentos da série, e não é necessário pensar muito para chegar a esta conclusão.

Quando invadiu Porto Real, Daenerys havia perdido praticamente todos que amava e carregava grande raiva, uma raiva que era compartilhada por Verme Cinzento desde a morte de Missandei. A sede de sangue era tão grande que, após a batalha, Verme Cinzento e outros Imaculados estavam executando soldados Lannister rendidos, o que inclusive criou um grande clima de tensão com Jon Snow.

Se soldados rendidos estavam sendo executados a sangue frio, como nenhum Imaculado ou Dothraki executou Jon Snow quando Daenerys foi encontrada morta? O estrago estava feito, os Dothraki estavam sem liderança, o líder dos Imaculados estava revoltado. Jon Snow teve muita sorte!

jon x verme cinzento
Imagem: HBO/Game of Thrones

Drogon filósofo

Ainda falando sobre o ato de traição de Jon Snow, devemos lembrar que Stark/Targaryen também teve sorte ao não ser morto por Drogon, último dragão de Daenerys. Se um montador tem fortes laços com seu dragão, Daenerys possuía ainda mais com suas feras pois literalmente foi a responsável por seus nascimentos. No momento da morte da rainha, era a mãe de Drogon quem estava morrendo. Após isso, o dragão, uma fera incontrolável, optou por queimar o trono e deixar Jon Snow vivo. Drogon entendeu que o poder era o culpado?

Vale lembrar que Drogon era rebelde e muitas vezes até mesmo Daenerys teve problemas para lidar com o dragão. Não faz sentido algum a fera não ter seguido seus instintos na cena em frente ao corpo da rainha. Também é importante dizer que não é verdade que dragões não queimam ou matam quem tem sangue Targaryen, pois Fogo e Sangue está aí para provar o contrário.

drogon
Imagem: HBO/Game of Thrones

Jon Snow exilado

Jon Snow realmente foi muito maltratado na última temporada de Game of Thrones. Antes um verdadeiro herói amado pelo público, o personagem tornou-se totalmente dispensável e esteve envolvido em muitos dos maiores furos do roteiro. Se o fato de Jon ter ficado vivo já é estranho, pior ainda é seu exílio.

Se Verme Cinzento foi embora com todos os Imaculados, o que impedia Jon de permanecer em Westeros ao lado de sua família? Quem avisaria Verme sobre a quebra do acordo? E caso isso ocorresse, o imaculado estaria disposto a cruzar o mar novamente, com um exército pequeno, para encarar uma nova guerra ao invés de apenas seguir com sua vida? Nada faz sentido. Além disso, vale lembrar que o exílio de Jon Snow apenas piora um roteiro que ignorou por completo o fato do personagem ser um Targaryen, algo que deveria ser explorado de maneira muito mais interessante do que realmente ocorreu na série.

jon snow
Imagem: HBO/Game of Thrones