Resident Evil: 5 coisas que você provavelmente não sabia

Tem até caso bizarro de polícia!

Resident Evil é uma das maiores franquias da história dos videogames, sendo a principal quando o assunto é survival horror. Com muitos lançamentos de sucesso e títulos icônicos, que ditaram o ritmo do gênero, a saga da Capcom já foi expandida para outras mídias incluindo livros e filmes.

Com games que apresentam propostas diferentes, Resident Evil já passou por muitas mudanças e gerou diversos debates, sendo um nome muito influente no mercado.

Com o primeiro game lançado em 1996, Resident Evil iniciou uma jogada que se mantém firme até os dias de hoje, com diversos derivados e sequências da saga principal. Além do sucesso colossal, a história da franquia da Capcom é marcada também por muitas curiosidades bizarras que são desconhecidas por parte dos fãs.

Confira uma lista com 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre Resident Evil.

Marketing bizarro de Resident Evil foi caso de polícia

Para o lançamento de Resident Evil 5, a Capcom se empolgou um pouco mais do que devia na campanha de marketing e acabou exagerando. Certamente a ideia era chocar e quem sabe até mesmo gerar polêmica, mas a situação saiu do controle quando a empresa resolveu espalhar pernas, braços e outros membros falsos por Londres inteira.

A campanha de marketing criou um tipo de caça ao tesouro que tinha tudo a ver com o gênero de terror, no entanto tudo ficou tão real que cidadãos chegaram a chamar a polícia acreditando que os corpos dilacerados eram de verdade.

re5 marketing
Imagem: Capcom

Nemesis quase não se tornou icônico

Resident Evil 3: Nemesis é até hoje um dos principais survival horror já lançados, e Nemesis é com toda certeza um dos vilões mais icônicos da história, no entanto isso quase não se tornou realidade. Originalmente, o título era apenas um spin-off sem muita importância para a Capcom, e mostraria a fuga de Raccoon City em um projeto de menor escopo.

Porém, quando notou que não tinha nada grandioso para lançar no fim de vida do primeiro PlayStation, a Capcom resolveu expandir Resident Evil 3. O resultado foi o lançamento de um dos jogos mais importantes da franquia, que tornou-se um extremo sucesso.

nemesis re
Imagem: Capcom/RE3

Roteiro de George Romero

George Romero é venerado pelos fãs de zumbis, sendo a grande mente por trás de ótimos livros e filmes, porém o que muita gente não sabe é que ele também escreveu um roteiro para o filme de Resident Evil. No roteiro do criador de “A Noite dos Mortos Vivos”, Chris Redfield não fazia parte da S.T.A.R.S. e era apaixonado por Jill Valentine, que correspondia ao amor.

Quando finalmente chegou nas telonas, o filme de Resident Evil seguiu outro roteiro e foi dirigido por Paul W.S. Anderson… será que a versão de Romero seria mais interessante?

george r
Imagem: El Diario

Inspiração no hotel de O Iluminado

A Mansão Spencer tornou-se um dos mapas mais famosos da história dos videogames, marcando muito os fãs da franquia. Uma curiosidade interessante é que diversos cenários do primeiro Resident Evil foram inspirados no hotel de O Iluminado, chamado de The Stanley Hotel.

Além da inspiração no grande sucesso de Hollywood, a equipe responsável pelo game também buscou referências em casas bizarras de estilo europeu quando criou a mansão intimidadora.

mansao spencer
Imagem: Capcom/RE

Quase foi um FPS

Resident Evil iniciou uma nova era para os jogos de terror, com o título lançado para o primeiro PlayStation ditando o ritmo que seria seguido por muitos outros games. Estabelecendo padrões de gameplay e muitos outros elementos, o título curiosamente quase foi um jogo de tiro em primeira pessoa… isso mesmo, Resident Evil quase foi um FPS!

Shinji Mikami desejava criar um jogo inspirado em House of the Dead e por este motivo idealizou um FPS, no entanto o projeto sofreu grandes modificações. Após parte da equipe ser demitida, Mikami também concluiu que o jogo não estava ficando tão assustador, e esses foram alguns dos motivos para que o título sofresse mudanças para tornar-se o que conhecemos hoje em dia.

re1
Imagem: Capcom/RE