FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes-Benz levanta a taça mais uma vez

 

Vale a pena ver de novo

 

O Red Bull Hangar-7 tem um peso especial, afinal foi aqui onde aconteceu um dos primeiros eventos de eSports da FIA Gran Turismo Championship (FIAGTC) em 2018. Então, cerca de um ano depois, o evento tomou um alcance global. Assim, para tornar a competição ainda mais dinâmica, a etapa do Campeonato dos Construtores em Salzburgo sofreu uma modificação.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez
SALZBURG, AUSTRIA – Photo by Clive Rose – Gran Turismo/Gran Turismo via Getty Images

 

Ao invés das 3 corridas individuais com os três pilotos, somados a corrida final, dessa vez ocorreu apenas duas corridas no total, com revezamento de pilotos. Dessa forma, o jogo de equipe ganhou ainda mais importância. Resumidamente, ambas as corridas tiveram um ar de déjà vu, e, ao que parece, a Mercedes-Benz gostou desse clima de vale a pena ver de novo.

 

Corrida Semi-Final – Red Bull Ring – 17 voltas – Gr.3 – Pista Molhada

 

Um banho de pilotagem

Pela segunda vez numa FIAGTC, a pista da Red Bull, em condições de pista molhada, apareceu. Na primeira posição largou a equipe Audi, seguida por Porsche e Peugeot. O brasileiro Adriano Carrazza largou da 10ª posição com Lexus e ganhou uma posição logo na segunda volta. Embora tenha acontecido numa Sexta-Feira 13, sob chuva e muitos pilotos agressivos, a corrida foi impecável.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez

 

O ponto alto da corrida foi a disputa entre Mercedes, Peugeot e Audi pela primeira posição na volta 13. Ainda que a disputa tenha sido intensa, em condições de pista molhada e em uma pista veloz, não houve incidentes. Na verdade, aconteceu um banho de pilotagem. A corrida foi vencida pela equipe Audi, seguida pela Porsche e Mercedes-Benz.

 

Corrida Final – Spa Francorchamps – 17 voltas – Gr. 3

 

A estratégia perfeita da Mercedes

Na última etapa da FIAGTC em Nova York, a pista de Spa foi palco de disputas intensas, acidentes e uma polêmica que rende discussões até hoje. Porém, um fato pesou mais na balança. A brilhante estratégia de Igor Fraga, aumentou suas chances de vitória consideravelmente. Ainda que tenha largado da segunda posição, o fato de ter saído de pneus macios, somado a sua ultrapassagem logo na primeira volta, possibilitou abrir uma vantagem que chegou a 37″ em relação ao segundo colocado. Diante dessa breve recapitulação, vamos aos acontecimentos da etapa atual.

Na primeira posição largou a equipe Audi, seguida por Porsche e Mercedes-Benz, sendo que apenas a Mercedes tinha pneus macios. Se tem uma coisa que não se pode reclamar do Mercedes AMG GT3 ‘ 16 é da sua potência nas retas. Agora, veja na figura abaixo o que acontece quando soma-se potência aos pneus macios e uma longa reta feita acima dos 200 km/h.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez

 

Além da ultrapassagem da Mercedes, a equipe Audi foi ultrapassada pela equipe Porsche segundos depois. Como se não bastasse, a equipe Audi sofreu uma intensa pressão nas voltas seguintes, principalmente da equipe Aston Martim. Logo, essa disputa formou um pelotão de ataque com Ford, Jaguar e Toyota que também tem bastante potência de reta, inclusive já venceu a competição em Nürburgring.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez

 

Dessa forma, faltando poucas voltas para o final, a equipe Toyota, com seu GR Supra Racing Concept, ultrapassou os demais adversários sem muita dificuldade.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez

 

Se me permitem dizer, a Toyota só não teve chances de lutar pela vitória, graças a excelente estratégia da equipe Mercedes-Benz que permitiu uma vantagem de 9″ na última volta. Se não, veríamos novamente a mesma disputa entre as duas equipes como ocorreu em Nürburgring e Nova York. Com isso, Mercedes foi a vencedora, seguida por Toyota e Porsche.

 

Brasileiro no pódio

A equipe Mercedes-Benz levantou a taça de construtores, porém um brasileiro roubou a cena na clássica cerimônia do pódio. O piloto Daniel Carmo estreou na FIAGTC em alto estilo, o mineiro de Belo Horizonte subiu ao segundo lugar no pódio junto da equipe Porsche.

 

FIAGTC Red Bull Hangar-7 | Mercedes levanta a taça outra vez

 

Foi um dia muito especial, não esperava que conseguiríamos um segundo lugar, até porque é minha primeira experiência em World tour, porém o trabalho de equipe que se sobressaiu no time Porsche. Fomos bem unidos e uma motivação sem igual! E trazer esse troféu pra casa representando o Brasil, isso não tem preço!“, disse Daniel Carmo à nossa equipe.

 

A equipe Toyota ficou na terceira colocação.

 

A próxima etapa da FIAGTC aconteceu hoje a tarde no Red Bull Hangar-7 Salzburg. Logo traremos mais detalhes sobre o que rolou por lá. Mas, enquanto isso, conta pra gente nos comentários o que vocês acharam do resultado.