Pegou todos? Confira 12 easter eggs e referências presentes em Super Mario Bros.
Filme traz vários detalhes que ligam o longa a jogos e referências da Nintendo
Os fãs estão muito empolgados com a animação de Super Mario Bros., que se tornou o grande sucesso dos cinemas em todo o mundo após a sua estreia na última semana. Um dos detalhes que mais chamou a atenção são os easter eggs e as referências aos jogos da franquia da Nintendo, que trouxeram uma grande nostalgia para as telonas.
Leia mais:
- Oscar para Jack Black? Música de Bowser em Super Mario Bros. poderá disputar o Oscar 2024!
- HILÁRIO! Jack Black se fantasia de Bowser e canta música sobre Peach de Super Mario Bros.; veja agora!
- Saiba como a cena pós-crédito de Super Mario Bros abre portas para uma sequência
Aqui iremos trazer 12 dessas referências e easter eggs de Super Mario Bros., e explicar como eles conectam o filme com os jogos da franquia mais conhecida em todo o mundo.
Conheça 12 dessas referências e easter eggs encontrados em Super Mario Bros.
Super Irmãos
Na dublagem brasileira de Super Mario Bros. trouxe seu próprio charme e piadas, sendo uma delas uma referência incrível. Ela indica a história conturbada dos games no Brasil, que foi mostrada no comercial dos irmãos encanadores, onde um verso diz: “Concerto a quatro mãos é para nós, super irmãos!“. A frase pode ter sido uma alusão ao fato de que, quando o jogo foi lançado no país pela Gradiente para o Phantom System – o clone nacional do NES – ele foi temporariamente chamado de Super Irmãos.
Pizzaria Punch Out
Logo no início do filme, Mario e Luigi aparecem assistindo a um comercial da empresa deles de encanadores em uma pizzaria, que é de propriedade de Little Mac, o famoso boxeador de Punch-Out. A pizzaria é decorada com itens relacionados ao personagem, incluindo suas fotos, recortes de jornais e troféus de sua carreira nos ringues. A referência aos jogos é clara, já que a pizzaria se chama “Pizzaria Punch Out“. Apesar de Little Mac não fazer uma aparição no filme, é possível inferir que ele tenha aberto o negócio no Brooklyn após se aposentar do boxe, já que o personagem é originário do Bronx, em Nova York.
A voz original do Mario e Donkey Kong
Ainda na cena de abertura de Super Mario Bros., há um homem com bigode jogando um arcade na pizzaria, onde vemos que a máquina se chama Jumpman, que é uma referência ao nome original de Mario, que é na verdade, o jogo original Donkey Kong de 1981, que deu início ao sucesso de ambos os personagens nos videogames.
O homem jogando é uma referência por si só, mas pode passar despercebido por quem assistir ao filme dublado. Seu nome é Giuseppe, e é interpretado por Charles Martinet, o ator que dá voz a Mario nos jogos desde 1995. É bastante apropriado que ele também dê voz ao pai dos encanadores, considerando sua enorme contribuição para a franquia ao longo das décadas.
Pauline, a prefeita da cidade
Ainda nas cenas iniciais, se prestarmos atenção na TV atrás de Mario e Luigi mesmo após o fim do comercial, poderá ver o início do noticiário em que é revelado que Pauline foi eleita prefeita da cidade. Pauline foi introduzida pela primeira vez em Donkey Kong em 1981, onde ela era a personagem que precisava ser resgatada das mãos do macaco, e posteriormente apareceu em outros jogos. No entanto, foi em Super Mario Odyssey (2017) que ela ganhou destaque como prefeita da cidade fictícia de Nova York, chamada de New Donk City.
Toque de celular e música de abertura do GameCube
Outro detalhe que chamou a atenção dos fãs mais nostálgicos é o toque do celular do Luigi, que faz um referência a um dos consoles populares da década de 2000. O ringtone é igual a música inicial do GameCube, console lançado pela Nintendo em 2001, que acabou sendo descontinuado em 2007.
Agência de Viagens Sunshine
Quando os protagonistas saem da pizzaria, é possível notar uma loja próxima chamada Sunshine Travels, que possui um golfinho como logotipo. Esta agência de viagens é uma referência direta ao jogo Super Mario Sunshine (2002) do GameCube, em que Mario viaja para ilhas tropicais acompanhado do seu fiel companheiro, um golfinho chamado Dr. Dolphin.
Referências ao NES
Após uma discussão com seus pais por não apoiarem seus sonhos, Mario se retira para o quarto para se acalmar. Lá, Luigi o encontra jogando no NES, conhecido no Brasil como Nintendinho. Mario estava jogando o clássico jogo Kid Icarus, mas logo deixa o controle para conversar com seu irmão.
Duck Hunt: Restaurante do jogo clássico
Em outra cena de Super Mario Bros., o protagonista e Luigi encontram a chance de expandir seus negócios ao enfrentar uma enchente em Nova York. Durante a cena, as ruas inundadas do Brooklyn apresentam um restaurante verde chamado Chasse au Canard, que significa “Caça ao Pato” em francês. Essa referência é ao clássico jogo do NES, Duck Hunt, de 1984, em que o jogador usava uma pistola de luz para atirar em patos voadores.
Mario e Luigi bebês
Depois de uma cena assustadora que faz referência a Luigi’s Mansion, o herói é capturado e fica pensativo, lembrando como Mario sempre o defendeu. O flashback mostra uma cena adorável de Mario e Luigi bebês, que foram retirados da série Yoshi’s Island. Nesses jogos, os personagens são conhecidos como Baby Mario e Baby Luigi, e o pequeno dinossauro verde precisa ajudar o mini-Mario a resgatar seu irmão.
Donkey Kong e seu rap
Na cena da luta entre Donkey Kong e Mario, o gorila entra na arena ovacionado com a sua música-tema, o famoso “DK Rap” que é a abertura de Donkey Kong 64 (1999) e apresenta uma rima sobre o personagem e seus amigos. Seth Rogen, que dá voz ao personagem na versão original do filme, lutou para que a música fosse incluída. A música se tornou um meme nos últimos anos e é apreciada tanto de forma irônica quanto pelos fãs do jogo
Assoprar cartuchos
Em uma cena de Super Mario Bros., o protagonista encontra vários Toads vivendo em uma cidade ao redor do castelo de Peach, onde ele encontra um um vendedor de bugigangas diz “Se der problema, é só assoprar“. Essa é uma referência à prática comum de assoprar cartuchos de videogame para resolver problemas de leitura, apesar de ser prejudicial ao hardware. O vendedor provavelmente está enganando seus clientes.
Baralho da Nintendo
Na cena final de Super Mario Bros., Bowser ataca Nova York, voltando à mesma rua do início da trama do longa. Nessa cena, é possível ver uma referência aos primórdios da Nintendo, quando a empresa fabricava cartas de baralho e brinquedos analógicos. Na parede, há uma propaganda de baralho, lembrando-nos que os baralhos da Nintendo eram tão populares que até mesmo a Yakuza, a máfia japonesa, costumava usá-los em seus cassinos.