Bard vem aí! Google libera acesso antecipado ao rival do ChatGPT

Gigante da buscas revela que sua nova inteligência artificial já está liberada

A corrida das plataformas de inteligência artificial ganhou mais um capítulo hoje (21), quando o Google revelou que o que Bard já foi liberado para testes. O movimento da companhia foi necessário após a Microsoft anunciar a sua parceria com a OpenAI, para utilizar o ChartGPT no buscador Bing.

A novidade é o grande destaque do mundo da tecnologia de hoje, revelando que a competição no segmento está cada vez mais acirrada entre as gigantes da tecnologia.

Bard Google libera acesso antecipado ao rival do ChatGPT
Imagem: Google

Bard é liberado, entenda a ferramenta e saiba como participar dos testes

O Google liberou hoje o acesso ao Bard, que foi liberado em forma de teste para os Estados Unidos e Reino Unido. A decisão representa um movimento significativo para a gigante de buscas, que espera recuperar sua posição no campo das ferramentas de inteligência artificial (IA).Após o grande sucesso do ChatGPT e do novo Bing, que ganharam grande relevância nas últimas semanas.

Inicialmente, o Bard só estará disponível para usuários selecionados nos EUA e Reino Unido, porém caso seja assinante de um serviço de VPN, é possível se inscrever mesmo estando no Brasil através do site oficial da plataforma.

Embora o Bard seja baseado no poderoso modelo de linguagem de IA do Google, o LaMDA, que já causou polêmica no ano passado, a companhia está adotando uma abordagem mais cautelosa desta vez. Além disso, o Google ressalta que o Bard não deve ser visto como um substituto para seu mecanismo de busca padrão, já que muitas das respostas de boot de inteligência artificial passam informações erradas.

Como o ChatGPT e o novo Bing da Microsoft, o Bard oferece uma caixa de texto em branco para que os usuários possam fazer perguntas e solicitar tarefas. Segundo o The Verge, o sistema gera três respostas para cada consulta do usuário, e cada resposta é acompanhada por um botão “Google It” que redireciona para uma pesquisa relacionada na página de buscas do Google.

A novidade animou muitos os usuários do Google, já que a fase de testes indica que a plataforma pode estar muito perto de ser lançada oficialmente. Porém, a gigante das buscas não revelou uma data para que o serviço seja lançado em outros países.

Google libera acesso antecipado ao rival do ChatGPT
Imagem: Reuters

Inteligência artificial do Google irá ajudar a aumentar a produtividade e facilitar a vida dos usuários

Segundo Sissie Hsiao e Eli Collins, líderes do projeto Bard, a nova inteligência artificial do Google está sendo desenvolvida para ajudar usuários a ter mais produtividade e automatizar tarefas rotineiras. Segundo a dupla, os primeiros testes são cruciais para que a plataforma possa ter um feedback melhor para as suas melhorias.

Além disso, após o Bard passar informações erradas em suas três respostas sobre a carga de um máquina de lavar, Eli Collins falou sobre esse tipo de erro, confira:

“Existem vários números associados a essa consulta, então às vezes ele descobre o contexto e ‘cospe’ a resposta certa e outras vezes dá errado. É uma das razões pelas quais Bard é um experimento inicial.”

Apesar do Google não confirmar, os testes do Bard devem acontecer até meados de maio, onde a ferramentas deve ser liberada gradativamente pela companhia.