Quadrinhos do Homem-Aranha que envelheceram mal

O Homem-Aranha existe há sessenta anos. Ele está frequentemente em muitos títulos simultaneamente e, como resultado, mais histórias o apresentam do que quase qualquer outro personagem da Marvel. Com uma história tão longa, algumas histórias estão fora de lugar em um contexto moderno.

Ao contrário de outros heróis, não há muitos momentos politicamente incorretos para o Homem-Aranha. No entanto, ele muitas vezes abraçou a cultura pop de maneiras que não resistiram ao teste do tempo. 

Isso pode tornar a leitura anacrônica, mesmo em histórias lendárias. Na maioria dos casos, os leitores podem ignorar as roupas e a tecnologia datadas, mas às vezes até um personagem atemporal envelhece mal.

Os quadrinhos do Homem-Aranha que envelheceram mal

O Espetacular Homem-Aranha #1

Na primeira edição do Homem-Aranha, de Stan Lee, Steve Ditko e Stan Goldberg, os leitores encontram o Homem-Aranha resgatando o astronauta John Jameson

Sua cápsula havia entrado em uma órbita decadente que o faria colidir com a Terra. O Homem-Aranha pegou carona em um jato para interceptar a cápsula. A ciência dos quadrinhos aqui é tão ruim que dói.

A tecnologia é o que data essa história. O antigo design da cápsula espacial está desatualizado e sua aparência encerra essa história na década de 1960. Há uma boa razão para que ninguém se lembre disso como a primeira aparição de John Jameson

Saiba quais quadrinhos do Homem-Aranha acabaram envelhecendo mal.
Imagem: CBR

Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha #13

Razorback é um super-herói único para a Idade do Bronze. O país foi pego em uma mania de caminhões, culminando com o filme Agarra-me se Puderes

Foi no meio dessa moda que a Marvel apresentou um super-herói caminhoneiro. Razorback estreou em Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha #13 por Bill Mantlo, Sal Buscema, Mike Esposito e Janice Cohen.

razorback spider man
Imagem: CBR

Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha #24

A Marvel entrou com tudo na mania da discoteca. Alguns anos antes da estreia de Dazzler, o Homem-Aranha lutou contra o Hypno-Hustler

Ele chegou em Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha #24 de Bill Mantlo, Frank Springer e Bob Sharen. Os amigos de Peter Parker interromperam seus estudos para ver uma sensação da discoteca, o Hypno-Hustler.

O supervilão com tema de discoteca tinha equipamentos que o deixavam hipnotizar pistas de dança inteiras. Ele usou esse truque cansado para roubar seu público.

homem aranha hypno hustler
Imagem: CBR

Marvel Team-Up #74

Peter Parker ainda estava tentando consertar as coisas com Mary Jane Watson em 1978 e a levou para ver o Saturday Night Live, apresentado naquela semana por Stan Lee

Quando o Samurai de Prata atacou, os “espectadores não prontos para o horário nobre” ajudaram o Homem-Aranha a ganhar o dia. Tudo aconteceu em Marvel Team-Up #74 de Chris Claremont, Bob Hall e Marie Severin.

As aparições de celebridades nos quadrinhos nunca envelhecem bem. O personagem Samurai de John Belushi é quase desconhecido para o público contemporâneo e a estranha caricatura pseudo-japonesa envelheceu excepcionalmente mal. 

homem aranha saturday
Imagem: CBR

O Espetacular Homem-Aranha #6

Existem muitos clássicos nos primeiros anos do Homem-Aranha, mas O Espetacular Homem-Aranha #6 não é um deles. 

A equipe de Stan Lee, Steve Ditko e Stan Goldberg colocam o Homem-Aranha contra um robô com o “maior cérebro mecânico já construído”. Quando dois criminosos empurram os controles, eles enviam o robô, chamado “o Cérebro Vivo”, em fúria.

O design do robô não parece muito formidável quando comparado a outras criações mecânicas do universo Marvel.

spider man hq
Imagem: CBR