Por que Daemon riu no funeral de sua esposa em House of the Dragon?

Enquanto o episódio 7 de House of the Dragon estava cheio de momentos culminantes que a temporada vem acumulando, uma cena um pouco menos óbvia e até um pouco confusa chamou atenção dos fãs.

O último episódio mostrou coisas grandiosas, como a Alicent e Rhaenyra finalmente batendo de frente e traçando linhas de batalha, Daemon e Rhaenyra se casando para unir seu poder, e Aemond conquistando Vhagar.

Mas uma das cenas pequenas que foi pouco notada foi o riso de Daemon no funeral de sua esposa.

O funeral de Laena Velaryon reuniu as casas de Targaryen e Velaryon em Driftmark. Depois de lutar para dar à luz enquanto estava em Pentos com Daemon e suas duas filhas, o alto potencial de morrer no parto a leva a correr para a areia e comandar seu dragão, Vhagar, para queimá-la até a morte com seu fogo.

Embora esta morte seja uma forma de Laena ir embora em seus próprios termos, ainda foi um momento traumático e dolorosamente trágico. Quando Daemon retorna a Westeros, trazendo o corpo de Laena de volta e suas filhas Baela e Rhaena, as famílias se reúnem para enterrar Laena.

Funeral de Laena - Daemon rindo.
Imagem: Reprodução

Corlys, Rhaenys Targaryen e Vaemond Velaryon estão lá em Driftmark. Rhaenyra e Laenor chegam com seus filhos Jacaerys “Jace” Velaryon e Lucaerys “Luke” Velaryon.

O rei Viserys I também vai ao local, trazendo não apenas Alicent, mas também seu cunhado e mais uma vez Mão do Rei, Otto Hightower, além de seus três filhos Aegon, Aemond e Helaena.

E por algum motivo não especificado, Larys Strong também está lá. Esse é um grande assunta da família, que reuniu todos os figurões da série, e com todas essas pessoas juntas a tensão se tornou incrivelmente alta.

Por que Daemon está rindo durante o funeral de Laena?

Então, por que, com toda essa tensão, na frente de sua família e da família de sua esposa, Daemon ri no meio do funeral de Laena? Bem, o problema, surpreendentemente, na verdade não é o Daemon.

Durante seu discurso, Vaemond, irmão mais novo de Corlys no, fala com os reunidos em Alto Valiriano – uma língua que a maioria das pessoas que estão lá entendem.

Ele fala sobre devolver Laena ao mar e usa palavras floridas para basicamente dizer que espera que sua vida após a morte seja pacífica. O problema surge quando ele menciona suas filhas.

Vaemond diz: “Lady Laena deixa duas filhas verdadeiras na praia. Embora a mãe delas não volte de sua viagem, todas permanecerão unidas pelo sangue. O sal corre pelo sangue de Velaryon. O nosso é denso. O nosso é verdadeiro. E a nossa nunca deve emagrecer.” É neste ponto que Daemon começa a rir.

As palavras de Vaemond são uma condenação aberta dos filhos de Rhaenyra e estão de acordo com o que Rhaenys diz ao marido mais tarde no episódio.

Funeral de Laena
Imagem: Reprodução

Eles obviamente também sabem que os filhos de Laenor não são realmente filhos de Laenor, e Rhaenys quer que Driftmark passe para Baela em vez de um bastardo.

Enquanto a Rainha que nunca foi discute isso em particular com Corlys, Vaemond prefere envergonhar abertamente Rhaenyra. Quando ele diz que o sangue de Velaryon corre espesso e verdadeiro, ele olha diretamente para Rhaenyra e seus filhos, e Viserys percebe isso também.

Vimos no episódio 6, quando Laena e Daemon estavam discutindo a paternidade do novo bebê Joffrey, que a garota afastou o pensamento de questões de paternidade, mesmo sabendo a verdade.

Ficou claro que Leana e Laenor tinham um relacionamento próximo, e ela provavelmente não gostaria que seu tio escolhesse este momento para fazer uma declaração enquanto seu irmão sofre.

Então Daemon ri porque Vaemond está escolhendo este momento de luto para culpar Rhaenyra por ter filhos com Harwin Strong.

Por que Vaemond faz isso, de acordo com o livro?

De certa forma, é justo que Vaemond fale sobre isso, mas este não era o lugar ou a hora.

O tópico de quem herdará Driftmark foi um enredo mais moderado, mas que crescerá agora que Laenor é dado como morto. Enquanto Rhaenys gostaria que Driftmark passasse para Baela e não para Luke, a intenção de Aemond é menos clara.

O romance Fogo & Sangue de George R. R. Martin, baseia a série de House of the Dragon, e com ele é possível prever em partes qual será o futuro da série.

No livro fica claro qual a intenção de Vaemond com suas palavras, é o seu interesse próprio.

Funeral de Laena - Daemon rindo
Imagem: Reprodução

Quando Corlys morre, Vaemond intervém para insistir que ele é o verdadeiro herdeiro de Corlys. Ele denuncia os filhos de Rhaenyra, dizendo que eles são ilegítimos, e então ele deixa de lado a reivindicação de Baela e Rhaena de Driftmark porque eles são meninas, e ele exige tomar seu lugar de direito.

É curioso por que Vaemond pensaria que Rhaenys e Corlys não ficariam bem com uma filha herdando Driftmark, já que Corlys passou tantos anos defendendo sua esposa e sua quase ascensão ao Trono de Ferro.

É claro que, a essa altura, Daemon e Rhaenyra estão casados ​​e Vaemond desafia diretamente a posição de ambos os filhos.

As histórias dizem que Daemon apreendeu Vaemond por ordem de Rhaenyra, e ela cortou sua cabeça e deu seu corpo a Syrax – e então o Rei Viserys cortou as línguas dos cinco primos mais novos de Vaemond por perpetuar o boato.

Vimos Viserys ameaçar fazer isso neste 7° episódio, então é muito possível que vejamos uma cena como essa mais tarde.

Funeral de Laena
Imagem: Reprodução

Os leitores do livro Fogo & Sangue descobriram nesse último episódio que o que está escrito nas páginas do romance nem sempre será igual ao que acontece em House of the Dragon. Pois Laenor que deveria estar morto após o plano de assassinato, na verdade fazia parte do esquema e conseguiu fugir com seu amado Qarl.

Mas mesmo com a série podendo ser diferente em algumas partes, a intenção de Vaemond permanece clara. Ele acredita que quando Corlys morrer, ele merece sentar no trono de Driftmark.