House of the Dragon: Episódio 7 | Final explicado

O 7° episódio de House of the Dragon chegou ao fim em meio a diversas reviravoltas! Dentre elas uma briga entre Rhaenyra e Alicent antes da Dança dos Dragões.

ATENÇÃO SPOILERS ABAIXO

Ao final do episódio 6 vimos a triste morte de Laena Velaryon, e por causa disso o sétimo episódio começou com o funeral da mulher de Daemon. Esse funeral está acontecendo em Driftmark, terra dos Velaryon e junto deles estão as famílias mais poderosas de Westeros, os Targaryen e os Hightower.

O episódio segue aumentando a tensão até o momento em que os filhos de Rhaenyra sofrem terríveis acusações, um dragão é roubado e facas de aço valeriano são usadas.

Após a briga entre Lucerys e Aemond, no qual o filho de Alicent perde um dos olhos, a rainha acaba esfaqueando a princesa. E como se isso não fosse o suficiente, ao final do episódio vemos Daemon e Rhaenyra conspirando para assassinar Laenor e se casarem legalmente.

O pai de Alicent volta a ser a Mão do Rei e ele homenageia sua filha por suas ações ousadas, dessa forma ao final do episódio o palco para a Dança dos Dragões já está montado, tudo que falta é aguardar a morte do rei Viserys.

Veja mais detalhes sobre tudo que aconteceu no último episódio:

Surpreendentemente Laenor está vivo!

A última cena do 7° episódio de House of the Dragon mostra Qarl Correy escapando num barco junto a Laenor Velaryon, o qual todos acreditam que está morto.

Essa reviravolta é algo surpreendente, pois não foi mostrada no livro Fogo & Sangue de George R. R. Martin, ou seja, ela muda totalmente as motivações e o fim dos personagens, e abre a possibilidade de um retorno ao Laenor.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Depois da conversa suspeita de Daemon e Rhaenyra, vemos o príncipe dando ouro para o Qarl e pedindo a ele para matar o Laenor em algum lugar com testemunhas.

Após isso, vemos um duelo entre Qarl e Laenor em pleno salão do castelo de Driftmark. Um dos assistentes que estava presente corre para buscar os guardas, mas quando eles finalmente chegam junto ao lorde e sua esposa, encontram o “corpo de Laenor” queimado na lareira.

Mas alguns momentos depois, logo antes do capitulo acabar, é mostrado um Laenor careca remando em um barco com Qarl, fugindo de Driftmark. Isso significa que Laenor estava sabendo do plano de assassinato contra ele e já planejava a fuga a algum tempo e fazia parte dele!

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

É uma coisa genial de House of the Dragon que poucas pessoas perceberam, mas em uma cena rápida, vemos Daemon assassinando um servo da Casa Velaryon nos corredores do castelo, bem antes da luta de espadas entre Carl e Laenor.

E o corpo que Daemon assassinou é o que foi utilizado como isca para Laenor na lareira. Visto que o rosto do homem e a maior parte do seu corpo foram queimados além do reconhecimento, Corlys e Rhaenys não tem nenhum motivo de duvidar que aquele corpo era de seu filho, ainda mais por estar usando suas roupas.

E Laenor por sua vez, conseguiu escapar de toda a burocracia de sua posição para uma vida mais livre e feliz em Essos, com seu amado Qarl. No fim enquanto todos, até os historiadores do futuro, acreditam que Laenor morreu essa hora, o cavaleiro pode ser um dos únicos que realmente conseguiu um final feliz na série.

Por que Daemon e Rhaenyra fingiram a morte de Laenor

Depois de se reunirem novamente após uma década separados, Rhaenyra e Daemon não são mais crianças, nem membros da realeza irresponsáveis como antes.

E agora com a esposa de Daemon morta e o casamento de Rhaenyra sendo uma farsa, o encontro dos dois oferece a eles uma chance real de ficarem juntos.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Os dois se amam e cobiçam um ao outro, além disso, um casamento entre eles seriam uma forte jogada política. Mas a única forma deles poderem se casar legalmente seria com Laenor estando morto, visto que a princesa não poderia ter dois maridos e o conceito de divórcio não existia.

Porém, Rhaenyra e Daemon não são tão cruéis quanto eles parecem, e acabam poupando Laenor, deixando-o viver a vida dos sonhos em Essos. Isso resolve o problema dos dois lados, e todos saem felizes (exceto os pais de Laenor).

Essa farsa também é uma jogada política, pois enquanto Rhaenyra e Daemon sabem que são inocentes, seus inimigos pensarão que eles são tiranos cruéis que irão fazer qualquer coisa pelo poder, até matar as pessoas mais próximas de si.

Daemon lembra isso a Rhaenyra, dizendo que os cidadãos precisam de uma rainha que incuta amor e medo para governar. Daemon já é bem conhecido por incutir medo, como visto no primeiro episódio da série, já Rhaenyra ainda parece uma princesa meiga.

Dessa forma, matar seu marido para se casar com o tio e ficar mais forte certamente mostra ao povo de Westeros, e aos seus inimigos do que ela é capaz.

O que o casamento de Daemon e Rhaenyra realmente significa

A primeira coisa é que o casamento entre os dois, deixa a posição de Rhaenyra como herdeira do Trono de Ferro mais forte, já que a união entre os Targaryens é valorizada em sua casa.

Outro ponto é que os filhos dos dois serão herdeiros verdadeiros, e não haverá nenhum rumor sobre serem bastardos como os três filhos atuais de Rhaenyra.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

O plano de assassinar Laenor e deixa-lo vivo também demonstra que os dois tem um poder e inteligência incríveis quando trabalham juntos, e com o casamento eles poderão trabalhar ainda mais, e claro não precisaram esconder seu romance.

E não podemos esquecer que Daemon é um dos guerreiros mais experientes de Westeros, que acabou com a Guerra dos Degraus em um movimento glorioso. Sua força é uma grande adição ao lado da princesa.

Mas esse casamento não terá apenas coisas boas, com seus dois filhos mortos, Rhaenys e Corlys ficaram furiosos com o novo casal. Além disso eles se casaram sem o consentimento do Rei Viserys I, algo que deixará o monarca furioso novamente. Isso aumentará ainda mais a tensão que House of the Dragon já tem.

O relacionamento de Larys Strong e Alicent Hightower

Após o olho de Aemond ser cortado em uma briga com os filhos de Rhaenyra e as filha Daemon, Alicent fica furiosa e exige um dos olhos de Lucerys Velaryon também.

Mas obviamente, o rei Viserys proíbe tais ações, e é então que Alicent rouba a adaga de aço valiriano da cintura do rei e ataca Rhaenyra, que estava protegendo os filhos.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Alicent discute com a princesa em um empasse e acaba cortando o braço dela com a adaga. A situação só se resolve após Aemond dizer que seu olho era uma troca justa pelo dragão.

Porém, mais tarde, Larys Strong – agora o Senhor de Harrenhal após assassinar seu pai e irmão – diz para a rainha que se ela quer um olho para equilibrar a balança, ele pode conseguir para ela.

O que ele realmente está falando de forma sutil é que ele irá fazer todo o trabalho sujo da rainha, contato que sua posição na corte seja elevada. Visto que ele comanda uma rede de mensageiros e assassinos, ele pode realmente realizar qualquer ação vil de forma discreta.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Alicent reconhece essa habilidade dele, e diz que poderá utilizar ele no futuro. Porém ela teme até que ponto Larys pode chegar, visto que ele já assassinou sua família e sua lealdade e motivação são desconhecidos.

De acordo com o livro Fogo & Sangue, Larys irá realmente ser um olho para Alicent Hightower e os verdes no começo, atuando como o Mestre dos Sussurradores.

Mas, ele mudará de lado para os pretos, pouco antes da guerra civil terminar. Essa mudança será um ponto chave para a queda dos verdes, e provará que sua devoção a rainha foi fingida o tempo todo.

Quem é o verdadeiro culpado pela guerra civil

Na viagem de volta para Porto Real, a rainha pede desculpas ao rei por suas ações incabíveis na noite anterior. Mas ao invés de discutir como resolver o problema, o rei Viserys apenas diz que eles não irão mais falar sobre isso.

Ignorar os problemas e deixar eles piorarem é o que realmente começa a guerra civil Targaryen. As duas facções da família são dívidas e o rei que a única coisa que as une, não faz nenhum esforço para que elas façam as pazes.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Sendo o Rei de Westeros, Viserys tem o poder de manter sua família unida, seja punindo Alicent ou Rhaenyra, ou os filhos delas.

Mas Viserys simplesmente deixa tudo isso passar, pois espera que isso se conserte sozinho com o tempo, e não quer irritar nenhum dos dois lados.

Mesmo sua ação ousada de demitir Otto como Mão do Rei para acalmar as tensões, assim que a Mão antiga morre, Viserys volta a contratar Otto para o posto.

Com isso vemos que o verdadeiro responsável pela Dança dos Dragões é o Rei Viserys I Targaryen, que poderia ter acabado com tudo isso muito antes de se tornar um problema.

O Plano de Otto

Outro grande responsável pela Dança dos Dragões em House of the Dragon é Otto Hightower.

Ele que instruiu sua filha Alicent a seduzir o rei, e fez uma lavagem cerebral nela para que ela acreditasse que Rhaenyra iria matar seus filhos para se tornar uma rainha legítima.

Desde o começo ele tem cultivado a ambição de usurpar o Trono de Ferro, se não para si, para um de seus descendentes que ele possa controlar.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

No 7° episódio, ao pegar seu neto Aegon bêbado nos degraus do Driftmark, ele chuta e repreende o garoto, por parecer tolo em público.

Além disso, é a primeira vez que Otto mostra um sentimento de orgulho em relação a sua filha na série, ao ver que ela cortou Rhaenyra com uma faca. Pois isso provou a ele que sua filha tinha a determinação para realmente lutar contra a princesa, e era isso que ele estava esperando.

Quando Viserys finalmente morrer, Otto sabe que Alicent irá apoiar o plano de coroar Aegon como rei no lugar de Rhaenyra. E com os verdes agora na posse de Vhagar, todas as peças do plano de Otto estão se encaixando, e House of the Dragon está cada vez mais perto de uma perigosa dança.