O Senhor dos Anéis: saiba sobre o que novos filmes podem (e devem) ser

Quais novos filmes podem ser feitos sobre o universo de "O Senhor dos Anéis"?

“Acho que estou pronto para outra aventura.”

Quando um velho Bilbo Bolseiro falou aquela frase melancólica no final de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” de Peter Jackson, foi uma nota agridoce e definitivamente final para encerrar um dos sucessos de bilheteria mais formativos das trilogias para sempre. Nem mesmo Jackson ou os co-roteiristas Fran Walsh e Philippa Boyens poderiam ter previsto que seriam mais uma vez amarrados de volta à Terra-média para uma trilogia inteira de filmes de “O Hobbit”, muito menos assistir do lado de fora enquanto o Prime Video mergulhava para adquirir os direitos televisivos de uma série de mais de US$ 500 milhões chamada “Os Anéis de Poder”.

Mas em um cenário de sucesso de bilheteria fixado em IP, onde é provável que tenhamos um fluxo interminável de filmes da Marvel e sequências de “Star Wars” até a morte térmica do universo, provavelmente era inevitável que o mesmo acontecesse com o autor J.R.R., a matéria-prima fantasiosa e épica de Tolkien.

A notícia de que a Warner Bros. Discovery e a New Line Cinema fecharam um acordo com o Embracer Group para lançar vários novos filmes de “O Senhor dos Anéis” certamente chegaram às manchetes, mas também geraram mais perguntas do que respostas.

Isso significa que um remake da trilogia de Jackson está a caminho? Podemos esperar que Ian McKellen pegue sua espada e cajado mais uma vez para algum tipo de história de origem de Gandalf? Como isso funcionará com a história prequela que “Os Anéis de Poder” está contando? E o mais importante, é finalmente hora de nós, verdadeiros Tom Bombadil, termos nosso momento ao sol?

Embora não possamos reivindicar nenhuma exclusividade aqui, uma leitura completa de todas as folhas de chá pelo menos sugere os caminhos que esses filmes podem ou não seguir. Então junte-se a nós nesta aventura especulativa!

Não me (Re)utilize

A supressão de informações específicas que acompanham as notícias dos novos filmes de “O Senhor dos Anéis” veio com garantias de que não seria uma “releitura” do que os fãs já viram. Claro, essa frase vaga ainda deixa a porta aberta para todos os tipos de possibilidades, embora pareça reprimir o suposto pânico clickbait sobre um remake completo da trilogia de Peter Jackson. (Embora, se você me perguntar, provavelmente acontecerá mais cedo ou mais tarde … então prepare-se agora!) Mas, por enquanto, é seguro presumir que até o CEO David Zaslav sabe o suficiente para seguir os amados mods. cinema intocado.

Mas e quanto ao próprio envolvimento de Jackson? Bem, é aqui que as coisas ficam mais interessantes.

O prazo informa que a principal equipe criativa por trás da trilogia – Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens – foram todos “mantidos […] informados” sobre os planos futuros e “estamos ansiosos para conversar mais com [Warner Brothers e Embracer] para ouvir como sua visão para a franquia está avançando.” Dizer o quê? Isso parece mais chocante do que qualquer outra coisa, já que o Prime Video recentemente avisou a Jackson que eles queriam sua opinião sobre “Os Anéis de Poder”, apenas para recuar repentinamente e deixá-lo esperando.

Uma vez que sua hesitação decorre do fato de que sua série prequela está contratualmente obrigada a permanecer separada e distinta do cânone “O Senhor dos Anéis” de Jackson, nenhuma dessas questões parece afetar os novos filmes – para o bem ou para o mal.

Isso provavelmente é uma boa notícia para aqueles que esperam mais histórias com o mesmo tom, estética e continuidade estabelecidos por Jackson. Para quem deseja algo verdadeiramente novo, pode ser menos.

o-senhor-dos-aneis
Imagem: Divulgação

 

Onde (e quando) na Terra-média estamos?

Tal como acontece com todas as notícias importantes sobre novas aventuras ambientadas no mundo da Terra-média, a questão inevitavelmente se volta para onde – e mais importante, quando – essas histórias podem ocorrer. Para contextualizar, os eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” ocorrem na Terceira Era, que se estende por cerca de 3.000 anos entre a primeira derrota de Sauron (como visto no prólogo de “A Sociedade do Anel”) e os momentos finais de “O Retorno do Rei” marcando o fim da Guerra do Anel. “Os Anéis de Poder” ocorre durante a igualmente longa Segunda Era.

Mas e esses novos filmes?

Nada no relatório indica um período de tempo específico, mas é fácil adivinhar que será do interesse mútuo da Warner Bros. Discovery e Prime Video evitem qualquer sobreposição criativa confusa entre suas respectivas propriedades.

Em teoria, esses filmes teriam o direito de colocar seu próprio toque em toda a história de que trata “Os Anéis de Poder”, mas, novamente, não espere nada nesse sentido. Isso nos leva ao elefante na sala para qualquer discussão sobre as adaptações da Terra-média: “O Silmarillion”. O Legendarium de contos e poemas históricos se passa durante a Primeira Era, mas os direitos deste texto épico permanecem bloqueados pelo espólio de Tolkien, então podemos descartar isso também.

Isso provavelmente nos deixa com uma situação de direitos autorais semelhante à de “O Anel do Poder”, que se limitava aos personagens e eventos descritos nas páginas de “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e apêndices que descreviam o passado e eventos futuros – embora com muito espaço para inventar novos personagens e eventos.

Terra Média
Imagem: D&D

 

O que poderia ser adaptado?

Quando os estúdios iniciam IPs populares, eles geralmente o fazem executando sequências mais antigas e carregadas de nostalgia e misturando spin-offs carregados de nostalgia também. A Disney fez isso com a aquisição da Lucasfilm por “Star Wars”, e a Paramount seguiu um caminho muito semelhante com “Star Trek”. Assim, com a Warner Bros. retornando à Terra-média em live-action pela primeira vez em uma década (lembre-se, também há um filme animado “War of the Rohirrim” em andamento), alguém ficará surpreso se ele fizer o mesmo?

Parece mais provável que possamos esperar histórias que ocorram relativamente simultaneamente com os eventos de “O Hobbit” e/ou “O Senhor dos Anéis”. Você já se perguntou que travessuras Gollum fez com o Um Anel todos aqueles longos anos sob as Montanhas Sombrias? Ei, se ele pode ser a estrela de um videogame, por que não um filme? Ou que tal as aventuras de Aragorn como um ranger no deserto, protegendo silenciosamente as fronteiras do Condado de forças sombrias? Sabemos que há interesse em uma prequela de Aragorn, então não se surpreenda se ouvirmos notícias sobre um jovem Aragorn sendo escalado em um futuro próximo.

Há outra possibilidade interessante. Os apêndices contêm uma linha do tempo das ações da Sociedade após a destruição do Um Anel e a derrota de Sauron, e os fãs casuais podem se surpreender com a quantidade de drama que esta Quarta Era contém. Entre os esforços do rei Aragorn para recuperar as terras de Gondor, a presença cada vez menor de elfos e anões e até mesmo a famosa sequência abandonada de Tolkien, poderíamos fazer filmes explorando eventos futuros na Terra-média?

Uma coisa é certa: lançar “O Senhor dos Anéis” parece tão difícil quanto lançar o próprio Um Anel.

Gollum
Imagem: Reprodução