O Sauron aparecerá em Os Anéis do Poder? Entenda onde ele está na Segunda Era

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O que Sauron fez durante a Segunda Era de O Senhor dos Anéis, e ele aparecerá na próxima série de TV, Os Anéis do Poder da Amazon? Adaptações anteriores do fantástico mundo literário de JRR Tolkien foram tiradas diretamente de livros publicados durante a vida do autor – ou seja, as trilogias de filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit de Peter Jackson são diretamente baseadas em romances com o mesmo nome. 

Os Anéis do Poder, da Amazon, é uma caixa de balrogs completamente diferente. Ambientado durante a Segunda Era de Tolkien, milhares de anos antes,  Os Anéis de Poder se baseiam em histórias díspares, principalmente coletadas em O Silmarillion; (mas não de uma forma que lembra vagamente um livro tradicional.)

Essa frouxidão dá à Amazon algum espaço de manobra canônico com Os Anéis de Poder, mas uma verdade inconfundível da Segunda Era é que Sauron foi o principal antagonista da era. O Senhor dos Anéis retrata Sauron como uma força retornando – terrível há muito tempo, e agora tentando restaurar essa força. A Segunda Era é aquele período “há muito tempo atrás” onde Sauron reinou supremo no auge de sua temível influência.

Parece inevitável, portanto, que Sauron apareça em Os Anéis de Poder – uma história ambientada principalmente na Segunda Era de Tolkien. E, no entanto, o Lorde das Trevas provou ser surpreendentemente evasivo em materiais de marketing. Aqui está explicado o papel de Sauron na Segunda Era e se ele causará problemas em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.

Celebrimbor
Imagem: O Vício

O que Sauron fez durante a segunda era do Senhor dos Anéis?

Sauron começa a Segunda Era do Senhor dos Anéis bastante discreta. A Primeira Era terminou com o chefe do Lorde das Trevas, Morgoth, sofrendo uma derrota brutal nas mãos dos angélicos Valar, e embora Sauron tenha escapado, ele ficou fraco e esgotado, com as forças de Morgoth (que incluíam balrogs e dragões) espalhadas por toda a terra-média. Sauron passa os primeiros 1500 anos da Segunda Era se reagrupando. Ele acampa em Mordor pela primeira vez, iniciando a construção dos famosos marcos negros que Frodo e Sam passarão em O Senhor dos Anéis, e reúne um exército enquanto permanece escondido nas sombras.

O próximo grande movimento da Segunda Era de Sauron é como Os Anéis do Poder receberam seu título. Neste ponto, Sauron ainda possui uma potente habilidade de mudança de forma. Ele se disfarça em uma forma “justa”, pega o pseudônimo “Annatar” e se infiltra sorrateiramente nos elfos, visando especificamente seu maior ferreiro, Celebrimbor. Fornecendo a Celebrimbor novas habilidades e magias, Sauron manobra os elfos para criar os famosos Anéis de Poder, e como dito pela Sociedade do Anel, estes são divididos entre homens, anões e elfos enquanto Sauron secretamente cria o Um Anel para governar todos eles. Infelizmente para o Senhor dos Anéis, esta manobra é apenas semi-bem-sucedida. Os reis dos homens, previsivelmente, amassam como papel sob a vontade maligna de Sauron, mas os anões provam ser fortes demais para corromper, e os elfos removem seus anéis bem a tempo.

A guerra irrompe, em grande parte travada entre Sauron e os elfos, e o povo de orelhas pontudas vence graças aos reforços de Númenor – uma ilha de homens abençoados localizada entre a Terra-média e Valinor. Sauron recua para as sombras e, após outros 1500 anos de reconstrução, tenta dominar a Terra-média mais uma vez. Também mais uma vez, ele é derrotado pelos Númenorianos. Desta vez, porém, eles o fazem prisioneiro.

Isso prova um erro fatal, pois o charme astuto de Sauron lhe permite ascender de prisioneiro a braço direito do rei, transformando a ilha idílica em uma terra de adoração no altar de Morgoth. Sauron convence Númenor a lançar um ataque contra Valinor, mas o próprio Eru – o Deus da mitologia Tolkien – intervém para destruir a ilha e seu exército, poupando apenas alguns que permaneceram fiéis (Elendil e Isildur entre eles). Sauron também sobreviveu, mas logo foi derrotado na Terra-média pela Última Aliança de Elfos e Homens, que termina com Isildur cortando o anel do dedo de Sauron e chamando o tempo para a Segunda Era.

Sauron aparecerá em Senhor Dos Anéis: Os Anéis de Poder?

Dado seu papel central na Segunda Era de O Senhor dos Anéis, Sauron inevitavelmente aparecerá em Os Anéis de Poder. Isso agora é confirmado pelo trailer do SDCC 2022, que finalmente aborda o Lorde das Trevas diretamente depois de dançar em torno do tópico até agora. A questão mais importante é como e quando essa aparição vem.

A filmagem do trailer de Os Anéis de Poder inclui uma conversa importante em que Galadriel avisa que um inimigo está chegando, enquanto Elrond garante a ela que a luta acabou. A troca deles pode sugerir que Os Anéis de Poder começa por volta de 1400 da Segunda Era, e a série de TV da Amazon se desenvolverá gradualmente em direção à chegada de Annatar, a criação dos Anéis (daí o título) e a guerra total entre Sauron e os elfos. Por outro lado, Os Anéis do Poder também inclui Isildur e Elendil entre o elenco (Maxim Baldry e Lloyd Owen, respectivamente), estabelecendo como Sauron corrompe Númenor antes de sua eventual queda.

Começar Os Anéis de Poder em uma época em que Sauron já foi capturado por Númenor seria estranho sem primeiro mostrar como ele chegou lá. O público, portanto, provavelmente verá a história da Segunda Era de Sauron se desenrolar desde seu renascimento como Annatar até a perda do Anel – supondo que a Amazon leve Os Anéis de Poder ao seu teto de 5 temporadas. Após o lançamento do trailer do SDCC 2022, acredita-se que o personagem sombrio interpretado por Anson Boon seja Annatar se tornando conhecido. Não importa quantas faces Sauron tenha em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, o vilão está claramente em uma de suas fases de reconstrução da Segunda Era, derrotado, mas vivo após uma guerra contra os elfos.

senhor dos aneis galadriel 1
Imagem: Vanity Fair / Amazon Prime Video

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, nova série da franquia produzida pela Amazon chega no Prime Video no dia 2 de setembro deste ano, 2022.