Diferença gritante: apenas um terço dos principais filmes são protagonizados por mulheres, segundo estudo

Longas-metragens continuam dominados por personagens masculinos

Viola Davis, Michelle Yeoh e Jenna Ortega são apenas alguns dos nomes femininos mais populares atualmente na indústria cinematográfica, tendo ganhado destaque através de seus mais recentes filmes, “A Mulher Rei”, “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” e “Pânico 6”. No entanto, apesar de todo o sucesso, o trio continua fazendo parte de apenas uma minoria protagonista de longas-metragens, segundo novo estudo feito por Hollywood. 

Confira tudo que sabemos sobre o estudo abaixo. 

Filmes
Viola Davis em A Mulher-Rei. Reprodução: Outlook India

Hollywood continua dando prioridade para protagonistas masculinos em filmes

De acordo com um recente relatório publicado pela Variety nesta terça-feira, 7 de março, mulheres estavam apenas no protagonismo de 33% dos 100 longas-metragens de maior lançamento nos Estados Unidos em 2022. Segundo o site, a pesquisa da San Diego State University aponta que isso significa um crescimento de 2% em relação à pesquisa do ano passado.

No entanto, mesmo em longas-metragens com um elenco diversos, a pesquisa apenas mostra que apenas 37% das falas desses filmes foram reservadas para mulheres em 2022, um aumento de 3% em relação a 2021. Em um geral, homens possuía 63% das falas em personagens, com 0,1% sendo reservado para personagens que eram transgênero.

A San Diego State University também aponta que 80% dos filmes de maior faturamento em 2022 contaram com mais personagens masculinos do que personagens femininos, com apenas 11% contando com maior número de personagens femininas. Um total de 9% de filmes possuíam o mesmo número de personagens masculinos e femininos.

A pesquisa também aponta que Hollywood ainda sofre de um grande problema racial, com as personagens femininas nesses papéis sendo 64% de cor branca, 18% negras, 7% latinas e 8% asiáticas. Não apenas isso, mas as mulheres dos longas-metragens também não tinham algum trabalho identificável comparado com homens, sendo o gênero masculino conquistando 84% dessa parte. 

De acordo com a pesquisa, Hollywood também se mantém ainda com uma maioridade de jovens atores para seus papéis, especialmente quando falamos de papéis reservados para mulheres. Segundo a San Diego State University, 36% das personagens femininas estavam em seus 30 anos, enquanto apenas 14% estavam em seus 40.

Confira o trailer de Entre Mulheres, um dos filmes indicados ao Oscar 2023

Entre Mulheres está em cartaz nos cinemas nacionais.