ChatGPT será responsável por produção de material didático em São Paulo
ChatGPT substituem professores das escolas de São Paulo
O governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas tomou uma decisão que envolve o ChatGPT. A partir do terceiro bimestre nas escolas do estado, a ferramenta de inteligência artificial (IA) será responsável pela criação do material didático para as aulas virtuais.
Leia mais:
Russell Crowe revela o único papel que lamenta ter recusado na carreira
Guerra Civil: Wagner Moura e Cailee Spaeny estreiam filme em clima de tensão e revolta nos EUA
Atualmente, o material didático é produzido por professores especializados na elaboração desse tipo de conteúdo. No entanto, os profissionais já receberam a nova orientação sobre o uso do ChatGPT, que diz o seguinte: “a IA vai gerar a primeira versão da aula com base nos temas pré-definidos e referências concedidas pela secretaria”.
Secretaria de Educação de São Paulo confirma o uso da tecnologia
Em uma nota oficial, a Secretaria de Educação confirmou o uso da tecnologia na elaboração das aulas. De acordo com o órgão, o ChatGPT produzirá o material do ensino fundamental, 6º ao 9º ano, com o objetivo de melhorar a criação dos professores.
Qual as ideias principais do uso da tecnologia na elaboração do material?
- Maior agilidade na produção
- Redução da mão de obra manual dos professores
- Material mais adequado para as aulas
- Priorização de conteúdos cobrados nas avaliações nacionais
Apesar da confirmação do uso da tecnologia, a elaboração ainda passará por alguns testes. Além disso, não existe a informação se a ferramenta de IA substituirá os professores no futuro.