ChatGPT entra na arena de busca: desafio ao Google começa em 9 de maio?

Desafio ao Google? ChatGPT promete criar ferramenta própria

ChatGPT vai entrar na arena de busca e desafiar o Google? As inteligências artificiais (IAs), através da Bard e OpenAI, dona do ChatGPT, planejam uma nova ferramenta de busca.

Diante disso, as IAs prometem uma guerra contra o Google, com o lançamento da nova ferramenta pelo OpenAI, previsto para o dia 9 de maio. Os rumores iniciais são do portal Android Authority.

chatgpt
Imagem: Reprodução/sincofarmasp

Leia mais:

Influenciadores e artistas se unem em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A psicologia de “Bebê Rena”: análise profunda da série da Netflix

Investigando a origem dos rumores

Os rumores iniciaram após um usuário do Reddit perceber a criação de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com. Com isso, a descoberta levantou suspeitas, já que esse tipo de certificado serve para a proteção de sites que trabalham com dados confidenciais. Por exemplo, informações de login ou até mesmo transações financeiras.

Após a descoberta do usuário, uma nova atitude suspeita, um tweet de um apresentador de posdcast de IA. Na publicação, ele mencionou a data 9 de maio, como se fosse um possível lançamento. Além disso, o subdomínio do ChatGPT exibe uma mensagem enigmática: “Não encontrado”, já que o correto seria erro 404, referente a uma página não existente.

Analisando as possíveis vantagens

Apesar de não ter detalhes oficiais sobre o lançamento, a possível ferramenta de busca do OpenAI, com a tecnologia do ChatGPT, parece promissora.

Até o momento, a Microsoft, investidora da OpenAI, não teve sucesso com o desafio significativo diante do Google, com o seu buscador Bing. Por outro lado, a nova ferramenta do ChatGPT pode oferecer várias vantagens:

  • Resumos e resultados rápidos baseados em IA: com capacidade para processar e sintetizar grandes volumes de informações, o ChatGPT forneceria resumos relevantes e instantâneos.
  • Experiência de pesquisa mais personalizada: outra opção incrível seria a IA analisar o histórico de pesquisas e preferências de cada usuário e assim oferecer resultados personalizados.
  • Interação natural com a linguagem: por fim, a ferramenta permitiria que o usuário pesquisasse através da linguagem natural ao invés de palavras-chave.

Se realmente concretizar o lançamento do ChatGPT Search em 9 de maio, a disputa pela ferramenta de busca promete se intensificar. Por outro lado, fica a expectativa se a OpenAI será capaz de superar o gigante Google.