Black Mirror: 5 previsões ASSUSTADORAS da Série que se tornaram realidade no mundo tecnológico

Black Mirror Desvenda o Futuro: 5 Tecnologias Assustadoras que se Concretizaram

Black Mirror: previsões assustadoras que se tornaram realidade

A série Black Mirror, criada por Charlie Brooker e disponível na plataforma de streaming Netflix, é amplamente famosa por tratar do impacto da tecnologia em nossas vidas e, principalmente, por apresentar cenários distópicos e assustadores que surpreendem os espectadores. Muitas vezes, os temas abordados na série parecem estar cada vez mais próximos de nossa realidade e, em alguns casos, até mesmo já se materializaram no mundo real. Confira algumas previsões feitas pela série que se tornaram realidade.

Leia mais:

Angustiante, suspense da Netflix baseado em fatos reais tem avaliação quase perfeita dos críticos

Um dos piores filmes de 2023 chegou ao HBO Max: vale a pena assistir?

Wandinha: 2ª Temporada na Netflix promete novo membro da família Addams e terror intenso!

Bicicletas que geram energia renovável

No segundo episódio da primeira temporada, intitulado “15 Milhões de Méritos”, o personagem Bing vive em um mundo repleto de telas que exibem comerciais incessantemente. Para ganhar dinheiro, os personagens precisam pedalar bicicletas ergonômicas que geram “méritos”, a moeda usada nessa realidade. Hoje, existem modelos de bicicletas ergonômicas que geram energia renovável, como os modelos da marca Off The Grid, que se aproximam da ideia retratada no episódio.

Inteligência Artificial e robôs humanoides

No episódio “Já Volto”, a personagem Martha decide adquirir uma versão androide de inteligência artificial de seu marido falecido. Atualmente, já temos robôs humanoides com gestos e expressões faciais bem próximas da aparência humana, como é o caso do Sophia e do Han, desenvolvidos pela Hanson Robotics. Ainda nesse contexto, a empresa Somnium Space está desenvolvendo um assistente virtual de metaverso que permitirá interação com pessoas que já morreram, chamado “Live Forever”.

Aplicativos de relacionamento com prazo de validade

O episódio “Hang The DJ” apresenta um dispositivo de namoro chamado “Coach”, que combina usuários com base em suas informações e indica quanto tempo o relacionamento durará. Inspirado neste episódio, o programador Julian Alexander criou o site Juliet, que combina pessoas com base em sua “compatibilidade” e estipula um prazo para o término do relacionamento. Após o final do relacionamento, o usuário é convidado a descrever sua experiência, e o algoritmo aprende sobre suas preferências para sugerir novos parceiros.

PigGate e o escândalo envolvendo David Cameron

No primeiro episódio da série, chamado “Hino Nacional”, o enredo aborda o sequestro da princesa do Reino Unido, Susannah, e condiciona sua libertação ao cumprimento de uma ação bizarra pelo primeiro-ministro Michael Callow. Em 2015, a biografia não autorizada do ex-primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron, publicada pelo jornal Daily Mail, revelou um caso semelhante ao retratado no episódio, envolvendo Cameron em uma festa universitária.

Classificação social digital e controle dos cidadãos

O episódio “Queda Livre” apresenta uma sociedade em que todas as interações das pessoas são avaliadas em uma escala de cinco estrelas, e essa classificação determina seu status socioeconômico. O conceito de avaliação já é aplicado em diversos aplicativos de delivery e mobilidade, porém ganhou destaque em 2020 com a implementação de um “Código de Civilidade” na China, que utiliza um aplicativo para monitorar o comportamento social dos cidadãos e conceder pontos.

As previsões feitas pela série Black Mirror demonstram como muitas inovações tecnológicas podem afetar nossas vidas de maneiras inesperadas e preocupantes. É importante debater e conscientizar sobre os possíveis impactos da tecnologia e buscar maneiras de garantir que seu uso seja ético e benéfico para a sociedade.

Veja o trailer de Black Mirror: Temporada 6