Prepare o lenço: 5 filmes muito tristes baseados em tragédias da vida real
Na lista contamos com alguns títulos que foram indicados ao Oscar em seus respectivos anos
Não é incomum que eventos reais inspirem filmes baseados no que aconteceu. Seja uma trágica história real de esperança, coragem e bravura como O Que te Faz Mais Forte, de 2017, ou o retrato do filme de um soldado heróico em uma zona de guerra em Até o Último Homem, seis vezes indicado ao Oscar de 2016, os filmes de histórias verdadeiras são capazes de se mover em um ampla variedade.
5 filmes tristes inspirados em tragédias reais
Quando você pega uma história baseada no que aconteceu com pessoas reais, ela pode doer um pouco mais do que a ficção quando você pensa nas pessoas que ela afetou. De histórias de sobrevivência e dramas épicos de guerra a desastres naturais e ataques terroristas, os filmes têm, há décadas, o poder de levar o público às lágrimas, com representações angustiantes de heroísmo a eventos catastróficos.
5 – Uma Razão Para Viver (2017)
O filme Uma Razão Para Viver, de 2017, é estrelado por Andrew Garfield como Robin Cavendish, um homem paralisado do pescoço para baixo quando tinha apenas 28 anos. O filho de Cavendish, Jonathan, produziu o filme como uma forma de contar a história de seu pai e o impacto inspirador que Robin teve na vida das pessoas com deficiência na época.
Robin teve a ideia de instalar um respirador embutido na cadeira. Essa ideia começou a dar passos inimagináveis na época para melhorar a vida de pessoas com deficiência na mesma situação que ele. Com cadeiras mais espaçadas, melhorou muito a qualidade e o tempo de vida de quem ocupa esse lugar. Depois de uma despedida agridoce de seus amigos depois que ele começou a sangrar pelo respirador, Robin morreu com Diana e Jonathan ao seu lado.
4 – Evereste (2015)
Baseado no desastre do Monte Evereste em 1996, Evereste, de 2015, se concentra na jornada de esperança, fé, coragem e bravura entre dois grupos de expedição que tentam descer do cume em condições climáticas traiçoeiras ao chegarem ao cume da montanha mais alta do mundo.
Estrelado por Josh Brolin, Jason Clarke e Jake Gyllenhaal, o filme conta a história comovente de oito pessoas que perderam suas vidas durante a terceira expedição mais mortal do Evereste. Da sobrevivência milagrosa de Beck Weathers (Brolin) à despedida de partir o coração de Rob Hall (Clarke) para sua esposa e filha ainda não nascida quando ele morre, o Evereste estava cheio de cenas emocionantes. O filme termina com um clipe do verdadeiro Beck Weathers, que perdeu as mãos e o nariz devido a um forte congelamento, e revela que o corpo de Rob Hall infelizmente permanece no Everest.
3 – Vôo United 93 (2006)
Vôo United 93 é um docu-drama escrito e dirigido por Paul Greengrass que conta a história angustiante de um único avião sequestrado que errou o alvo durante os ataques de 11 de setembro. Enquanto os voos 11, 77 e 175 atingiram seus alvos de forma devastadora, o voo 93 não. Em vez disso, caiu em um campo na Pensilvânia graças à bravura da tripulação e dos passageiros a bordo.
O duas vezes indicado ao Oscar segue os passageiros e a tripulação enquanto eles tentam manter o controle sobre os terroristas da Al-Queda após um sequestro violento. A dolorosa realidade do vôo 93 permanece arraigada nos corações e mentes das pessoas diretamente afetadas e em todo o mundo. O que poderia ter adicionado milhares de baixas ao número de mortos foi evitado por quarenta pessoas corajosas que infelizmente perderam suas vidas a bordo do vôo 93 naquele trágico dia.
2 – O Que te Faz Mais Forte (2017)
Como O Dia Do Atentado em 2017, O Que te Faz Mais Forte segue os eventos em torno dos atentados à Maratona de Boston ocorridos em 15 de abril de 2013. No entanto, ao contrário do O Dia Do Atentado, que segue o lado investigativo das coisas, Que te Faz Mais Forte é um drama biográfico que segue o impacto que teve em um homem que foi aclamado como um herói após identificar um dos homens-bomba envolvidos.
Baseado nas memórias de mesmo nome de Jeff Bauman e Bret Witter, o filme retrata emocionalmente as lutas pessoais que Jeff (interpretado por Jake Gyllenhaal) enfrenta enquanto se ajusta à vida depois de perder as duas pernas em um ataque. Mas, apesar de seu PTSD, Jeff superou os desafios que enfrentou, aprendeu a andar novamente e se tornou uma inspiração para milhares.
1 – Até o Último Homem (2016)
Desmond Doss era um médico de combate que se recusou a portar uma arma de fogo ou arma de qualquer tipo, salvando heroicamente a vida de cerca de setenta e cinco soldados durante a Batalha de Okinawa na Segunda Guerra Mundial. O filme de 2016, Até o Último Homem, dirigido por Mel Gibson e estrelado por Andrew Garfield, é um drama biográfico que segue a história de Doss, que se tornou o primeiro objetor de consciência a receber a Medalha de Honra.
Ao longo do filme, Doss foi frequentemente castigado por se recusar a portar armas, ganhando respeito zero de seus colegas soldados. Seu sargento e capitão o submeteram a trabalhos forçados para desistir, ele foi espancado por seus colegas soldados e pode ser preso. Por tudo isso, Doss salvou dezenas de vidas e se tornou um herói diante de condições traiçoeiras. O final mostra imagens e vídeos do verdadeiro Desmond, um dos quais mostra o velho Doss antes de sua morte em 2006.