DC: 5 melhores filmes e séries da Liga da Justiça

Embora seu futuro no Universo Estendido da DC esteja atualmente em um estado de limbo – pelo menos publicamente – a Liga da Justiça tem uma extensa história no cinema e na televisão. Além da Liga da Justiça e da Liga da Justiça de Zack Snyder e os grupos organizados de forma semelhante no Arrowverse ou mesmo em Smallville, a equipe foi amplamente relegada à animação. 

É aí que eles realmente tiveram sucesso, seja de forma independente ou como parte de diferentes universos estabelecidos, como o DC Animated Universe ou o DC Animated Movie Universe. De sua coleção impressionante e divertida, estes são os filmes e programas de TV da Liga da Justiça mais bem avaliados. Todos estão atualmente disponíveis para serem assistidos no HBO Max.

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

É uma pena que a Liga da Justiça tenha sido tão mal administrada, pois poderia facilmente ter sido algo ótimo. De certa forma, a Liga da Justiça de Zack Snyder compensa esses erros e mostra a história como foi artística e tematicamente pretendida. Embora seja reconhecidamente muito longo, ainda é a versão amplamente preferida pelos fãs.

Infelizmente, a visão completa de Zack Snyder para a Liga da Justiça e o DCEU provavelmente não se concretizará, mas este filme foi uma despedida digna. Felizmente, seu impacto não será erradicado daqui para frente e o que ele montou ainda pode funcionar como base para o futuro da franquia. Particularmente, os fãs estão ansiosos e nervosos sobre como o Superman de Henry Cavill retornaria.

Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013)

Liga da Justiça: Ponto de Ignição é não apenas uma das melhores propriedades da Liga da Justiça, mas especificamente o melhor filme da Liga da Justiça no IMDb. Segue o enredo Flashpoint em que Flash volta no tempo para salvar sua mãe de ser assassinada, mudando inadvertidamente e drasticamente o futuro de sua realidade. Nesta nova linha do tempo, a Liga da Justiça nunca existiu, o Superman nunca foi criado por pais gentis, o pai de Bruce, Thomas, se tornou o Batman, e a Mulher Maravilha e o Aquaman estão em guerra pela dominação global.

Este filme mostra os personagens populares de uma forma totalmente única e abraça um senso maduro de violência e sangue. Enquanto alguns dos designs e estilos são alterados nas entradas subsequentes, Liga da Justiça: Ponto de Ignição estabeleceu uma série de filmes concisa e emocionante.

Liga da Justiça (2001)

Não é surpresa que a série animada Liga da Justiça tenha uma classificação tão alta. É o culminar do DCAU e séries como Batman: The Animated Series e Superman: The Animated Series, apresentando um elenco de Batman, Superman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Mulher-Gavião e Caçador de Marte. Seja realmente relacionado ou não, os filmes e programas da Liga da Justiça se inspiram no que a Liga da Justiça estabeleceu.

Ao longo das duas temporadas, cada personagem principal recebe amplo tempo e arcos individuais, ao mesmo tempo em que mostra todos os diferentes relacionamentos e agrupamentos intrincados, incluindo a deliciosa e inesperada história de amor de Mulher-Gavião e Lanterna Verde. Os vilões também serviram a um propósito importante e alguns até serviram como protagonistas periodicamente.

Justiça Jovem (2010)

Depois de algumas décadas focando fortemente nos heróis da Liga da Justiça, uma nova série animada foi feita sobre seus ajudantes e protegidos. Justiça Jovem tem uma história estranha e infeliz desde sua estréia em 2010. Após sua segunda temporada, foi cancelada, mas felizmente devido a fãs dedicados, acabou sendo renovada anos depois. Ele acabou de concluir uma temporada 4 atraente e fascinante, mas recentemente a reestruturação da fusão Warner-Discovery aparentemente cancelou a série para sempre.

Francamente, isso é uma tragédia, pois é considerada uma série animada seminal e é definitivamente uma das melhores da DC. Especialmente nas últimas temporadas, Justiça Jovem mergulhou em algumas histórias profundas, abraçando de todo o coração conversas sobre doenças mentais, sexualidade e identidade de gênero. Embora possa ter acabado, as quatro temporadas estão acessíveis para uma releitura.

Liga da Justiça Sem Limites (2004)

O DCAU concluiu na frente da TV com Liga da Justiça Sem Limites – embora tenha havido poucos filmes lançados nos últimos anos. É importante ressaltar que esta série estabeleceu a Liga da Justiça como uma organização massiva, unindo heróis de todos os cantos da DC Comics. É claro que os membros originais da equipe ainda eram apresentados periodicamente, mas deu um foco expandido em personagens como Arqueiro Verde, Supergirl, Aquaman e Canário Negro.

A maneira como a Liga da Justiça Sem Limites faz malabarismos com todas essas histórias e relacionamentos é bastante notável e, francamente, poderia ter durado muito além de suas três temporadas. Muitas séries tentaram emular a Liga da Justiça Sem Limites com sucesso variável, e provavelmente levará muito tempo até que algo o derrube como o melhor projeto da Liga da Justiça.