A morte de Jason Todd teve outro significado no universo DC

O assassinato brutal de Jason Todd nas mãos do Coringa é um dos momentos mais sombrios do Batman, mas o Palhaço Príncipe do Crime pode ter matado o segundo Robin para destruir o que resta de sua consciência. 

No Universo DC pós-crise, Jason Todd foi torturado e morto pelo Coringa no infame enredo “A Death in the Family”, e enquanto Todd ressuscitou desde então (ou por Superboy Primordial adulterando a realidade, ou Talia al Ghul usando um Poço de Lázaro), continua sendo um dos momentos mais trágicos do Cavaleiro das Trevas (e um dos mais cruéis do Coringa) nos quadrinhos nem sempre foram tão melancólicos, no entanto, e a DC Comics agora sugere que o horrível assassinato de Robin pelo Coringa foi uma tentativa de acabar com a era alegre do Cavaleiro das Trevas.

Batman não é apenas um dos super-heróis mais populares e duradouros da DC, mas também é talvez o personagem mais maleável do gênero de super-heróis, com cada nova era e adaptação criando uma nova interpretação do Batman.

Embora Batman seja geralmente visto como um herói mais sombrio com mitos mais sombrios, suas histórias foram notavelmente mais alegres no final da Era de Ouro até a Era de Prata.

A continuidade atual, pós-Renascimento da DC, reconhece essa era mais leve da história de Batman como cânone e oferece uma explicação no universo para isso na segunda história da edição #128 de Chip Zdarsky e Jorge Jiménez

Ao falar com o comissário Gordon, Batman observa que o Coringa ficou “mais leve” após a introdução de Robin (Dick Grayson), enquanto Gordon teme que o Coringa, que retornou ao seu pré-Robin estilo de brutalidade, possa “infectar” Robin. Isso implica ainda que talvez o Coringa matasse Jason Todd como uma maneira de solidificar seu retorno aos seus crimes mais sombrios.

Saiba porque a morte de Jason Todd muda completamente o Coringa.
Imagem: Screenrant

O Coringa não se importa com quem está por trás da máscara

Dick Grayson e Jason Todd são pessoas marcadamente diferentes, até mesmo suas respectivas identidades de Robin. 

Grayson foi o original e facilmente o mais alegre dos ajudantes de Batman, provavelmente tendo o efeito mais forte sobre os bandidos de Batman. Jason Todd, enquanto ainda um herói, era um Robin muito mais raivoso e brutal. 

Nada disso importa para o Coringa, no entanto, já que ele está muito mais preocupado com personagens fantasiados do que as pessoas comuns embaixo deles, então, para ele, matar Jason Todd foi tanto um ataque à era dele e de Batman quanto matar Dick Grayson seria.

Por que matar Robin de Jason Todd muda o Coringa

O Coringa, tanto no universo quanto na história do mundo real dos quadrinhos do Batman, começa sua carreira de vilão como um assassino implacável antes de passar por uma longa fase de travessuras alegres que o tornam mais um trapaceiro do que um gângster. 

Dick Grayson estreou no meio das primeiras (e uma de suas mais sombrias) eras de Batman nos quadrinhos e Jason Todd estreou após o fim da era alegre de Batman, mas a continuidade atual da DC encontrou uma maneira inteligente de fazer todas as eras se encaixarem no universo. 

Tendo os diferentes Robins representando as várias eras do Batman. O Coringa se tornou um vilão mais leve graças à influência de Dick Grayson, mas recuperou seu potencial de puro mal ao matar Jason Todd, mudando o Batman e o resto de seus vilões no processo.