Conheça outros FILMAÇOS do diretor de Indiana Jones 5

Explorando a genialidade do diretor de Indiana Jones 5

James Mangold e o retorno de Indiana Jones: Uma análise das obras do diretor

Após uma longa espera, finalmente esta semana chega aos cinemas “Indiana Jones e o Dial do Destino”. E a eterna aventura do nosso herói icônico ganha desta vez uma abordagem mais sóbria e diferente da já conhecida estilo Spielberg-iano. Sim, não foi Spielberg quem dirigiu este quinto episódio da franquia clássica, mas sim, James Mangold, o aclamado diretor de filmes como “Walk the Line” e “Logan”, entre outros.

Para aqueles menos familiarizados com o trabalho de Mangold, preparamos uma lista das suas melhores produções para ajudar você a conhecê-lo antes de embarcar na nova aventura de Indiana Jones.

LEIA MAIS:

Série sobre viagem no tempo na Netflix é perfeita para os fãs de Manifest

Filme na Netflix é um dos melhores romances LGBTQIA+ da última década

“Logan” (2017)

De todos os filmes em nossa lista, “Logan” parece ser a comparação perfeita para “Indiana Jones e o Dial do Destino”. Aqui, encontramos Logan, interpretado por Hugh Jackman, no final de sua vida – um anti-herói conflitante e afastado da sociedade, assim como Indiana Jones. Mangold traz um tom adulto e sombrio para o filme, cheio de violência, linguagem forte e temas maduros. Afinal, trata-se de uma obra de super-herói atípica, mais voltada para o público adulto. É difícil assistir em muitos momentos devido à sua brutalidade, mas nunca menos do que magistral em sua execução.

“Johnny & June” (2005)

Johnny & June” de Mangold é uma biografia perfeita. Ao contrário de outros filmes baseados em estrelas lendárias que se perdem na superstição, “Johnny & June” despe Johnny Cash até os ossos, permitindo-nos ver o homem por trás do mito. Mangold lida bem com o material, abstendo-se de julgar Cash e simplesmente apontando uma câmera para sua vida, dando-nos uma chance de caminhar em seus sapatos. É um filme brilhante e uma das melhores biografias já feitas.

“Os Indomáveis” (2007)

Falando em homens lidando com a fama, “Os Indomáveis” coloca o foragido famoso interpretado por Russell Crowe contra o fazendeiro sem sorte vivido por Christian Bale. Mais uma aventura de ação do que um Western tradicional, este drama violento descasca as camadas de ambos os homens e oferece um vislumbre em suas psiques.

“Ford vs Ferrari” (2019)

Ford vs Ferrari” pode ostentar sequências de corridas emocionantes e uma afeição clara por carros, mas não se engane, este é um filme sobre pais e filhos. James Mangold têm o talento para fazer filmes sobre homens quebrados se reconciliando com suas más decisões de vida.

 

“Cop Land” (1997)

Falando em dramas de personagens pesados, você faria muito bem em assistir ao “Cop land” de 1997. O filme aprofunda-se na complexa dinâmica de poder, moralidade e as consequências das escolhas feitas pelos personagens.

No final das contas, analisar o trabalho de James Mangold talvez ajude você a aceitar sua versão de Indiana Jones.