Pokémon Transgênero: Encontrando Nova em X e Y e a História de Akari no Mangá!

Mergulhe no mundo de Pokémon e descubra a história de Nova, a primeira personagem transgênero oficial dos jogos!

No extenso universo , encontramos personagens de todos os tipos, e a representatividade trans não poderia ficar de fora. Em 2013, com o de Pokémon X e Y para Nintendo 3DS, a deu um passo importante ao introduzir a treinadora Nova, a primeira oficialmente transgênero nos .

Nova: Uma jornada de autoconhecimento

Nova pertence à classe Beauty (Beleza), exclusivamente feminina, mas ao ser derrotada no , ela revela que, há apenas seis meses, era um Black Belt (Faixa Preta), classe exclusivamente masculina. Através dessa fala sutil, a personagem indica ter passado por um processo de afirmação de gênero.

trecobox.com.br pokemon transgenero encontrando nova em x e y e a historia de akari no manga nova pokemon 1

Leia mais:

OpenAI disponibiliza recurso para assinantes do ChatGPT

Spotify: não assinantes perdem acesso em letras de músicas

Os demais diálogos de Nova reforçam ainda mais sua identidade como mulher transgênero. Ao aceitar a batalha, ela declara que recentemente refez sua vida completamente e renasceu como uma Beauty. Encontrá-la, no entanto, não é tarefa fácil.

trecobox.com.br pokemon transgenero encontrando nova em x e y e a historia de akari no manga pokemon nova

Segundo o canal Did You Know Gaming, o jogador precisa seguir uma de passos específicos em Pokémon X e Y. Nova aparece como oponente no Battle Maison apenas na dificuldade normal. Após vencer 15 batalhas seguidas, existe uma chance de 10% de que o novo treinador a te desafie.

Akari: Uma história trans no mangá

Embora Nova seja a primeira treinadora trans dos games, existe uma personagem trans ainda mais antiga em outro canto da franquia. No antológico How I Became a Pokémon Card, lançado apenas no Japão, a última é sobre um menino transgênero chamado Akari, publicada em 2003.

Akari, que desde cedo se identificava como menina, decide se abrir para sua família e amigos. Ele enfrenta desafios e preconceitos, mas recebe o apoio de seus entes queridos e se torna um treinador Pokémon confiante e feliz.

Representação e diversidade no mundo Pokémon

A presença de personagens como Nova e Akari demonstra o compromisso da franquia Pokémon em promover a representatividade e a diversidade. Ao incluir personagens transgênero em suas histórias, a empresa contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os .