Duende Verde e Batman tem uma conexão escondida; confira

A trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi agora faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel, mas tem uma conexão oculta com o universo da DC Comics através de ninguém menos que Batman

Homem-Aranha fez sua estreia nos cinemas em Homem-Aranha de Sam Raimi, e seu sucesso deu lugar a duas sequências, com Homem-Aranha 2 amplamente considerado o mais forte da trilogia. A trilogia Homem-Aranha de Raimi é considerada um dos filmes mais influentes do gênero de super-heróis, sendo fundamental em seu desenvolvimento e servindo de exemplo para futuros filmes de super-heróis, assim como o atual MCU.

O Homem-Aranha contou a história de origem do personagem quando Peter Parker (Tobey Maguire) foi mordido por uma “super-aranha” geneticamente modificada que acabou concedendo a ele habilidades sobre-humanas semelhantes a aranhas, levando-o a adotar a identidade de super-herói de “Homem-Aranha”. 

Homem-Aranha 2 reuniu os espectadores com Peter quando ele parou o Dr. Otto Octavius, também conhecido como Doutor Octopus (Alfred Molina), enquanto também passava por uma crise existencial que fez seus poderes desaparecerem temporariamente, e Homem-Aranha 3 o viu lidando com três vilões: Eddie Brock/Venom (Topher Grace), Sandman (Thomas Haden Church) e Duende Jr (James Franco), enquanto Harry seguia os passos de seu pai. 

Norman Osborn (Willem Dafoe) foi uma grande presença em todo o Homem-Aranha de Raimi, e ele tem uma conexão interessante com ninguém menos que Batman, já que eles basicamente dividem uma casa.

greystone mansion
Imagem: Movie-Locations.com

Norman Osborn de Sam Raimi e Batman de Tim Burton compartilham uma casa

Norman Osborn foi o primeiro vilão que o Homem-Aranha de Maguire lutou quando Norman se transformou no Duende Verde, o que aconteceu ao mesmo tempo em que Peter se familiarizou com seus super poderes recém-adquiridos. 

O Homem-Aranha acompanhou de perto a descida de Norman à loucura e sua transformação de vilão, tanto que a cobertura de Norman em Nova York se tornou um dos cenários mais importantes não apenas no primeiro filme, mas também nas sequências, pois também viu a transformação de Harry em Duende Jr. 

A cobertura de Norman na verdade tem uma história com filmes de super-heróis, pois foi usada anos antes como a casa de ninguém menos que o próprio Bruce Wayne, no filme Batman de Tim Burton, de 1989.

O Homem-Aranha foi filmado na cidade de Nova York, nos estúdios da Sony e em Los Angeles, com locais neste último, incluindo o Museu de História Natural e o Pacific Electricity Building, que foi usado como escritórios do Clarim Diário. Outro local em Los Angeles foi a Greystone Mansion, usado para os interiores da casa de Norman, e que também foi usado para a cobertura de Bruce Wayne em Batman

No comentário do diretor sobre o Homem-Aranha é explicado que Raimi e a equipe de produção filmaram o interior da Mansão Greystone de maneiras diferentes para que as semelhanças entre a casa de Norman e a de Wayne não fossem muito evidentes e distrativas, mas espectadores com olhos de águia e fãs apontam as semelhanças ao longo dos anos.

Outras conexões entre o Homem-Aranha de Raimi e o Batman

Greystone Mansion como as coberturas de Norman Osborn e Bruce Wayne não é a única conexão entre a trilogia do Homem-Aranha de Raimi e a versão de Batman de Burton.

Uma conexão mais conhecida entre eles é Danny Elfman, compositor das músicas de Spider-Man, Spider-Man 2, Batman e Batman Returns, que estava apaixonado pelo conjunto da cobertura de Norman. 

Outra conexão entre o Homem-Aranha e Batman são os próprios Norman e Bruce, que eram ambos milionários que dependiam da tecnologia para ser um vilão ou um herói, pois não tinham superpoderes. Norman Osborn de Sam Raimi e Batman de Tim Burton compartilhando uma casa é mais uma conexão entre esses dois personagens, e é uma curiosidade divertida para os fãs de personagens e universos.