Conheça 5 filmes CLÁSSICOS de terror que foram curtas-metragens originalmente

Nem todos os clássicos foram diretamente para os cinemas, separamos 5 produções de terror que começaram como curtas-metragens

Fazer um longa-metragem é um grande empreendimento, então curtas-metragens são uma ótima maneira para aspirantes a diretores e escritores mostrarem suas ideias com orçamentos pequenos e atores desconhecidos. Inúmeros cineastas obtiveram grande sucesso com curtas-metragens que mostram seu talento para estúdios e produtoras e permitem que eles levem suas histórias para um público mais amplo.

Filmes de terror que começam como curtas-metragens não são novidade. Muitos deles se tornam grandes sucessos de bilheteria ou clássicos cult, como Smile ou The Evil Dead, cujo sucesso prova que pequenas histórias podem se tornar clássicos instantâneos.

5 – ‘Quando As Luzes Se Apagam’ (2016)

Quando As Luzes Se Apagam segue uma família assombrada por uma criatura que só pode aparecer no escuro, e como eles tentam lutar contra essa entidade com uma estranha conexão com sua mãe. Apresentando uma versão criativa de um fantasma comum, este consegue induzir uma sensação de pavor e ansiedade, apesar de sua classificação PG-13.

Quando o diretor David F. Sandberg e sua esposa fizeram o curta-metragem original sobre o monstro repelente de luz, eles não tinham orçamento, mas o fizeram. Ele chamou a atenção de vários agentes e cineastas que viram seu potencial e quiseram expandi-lo para um longa-metragem, iniciando sua agora próspera carreira.

quando_as_luzes_se_apagam
Imagem: Reprodução

4 – ‘Jogos Mortais’ (2004)

Em Mortais dois homens estão presos em uma situação sádica em que um deve matar o outro para salvar sua família no de quebra-cabeça definitivo. Este thriller horrível e de baixo orçamento foi a estréia na direção de James Wan e se tornou um sucesso incrível que gerou muitas sequências em uma franquia que continua forte até hoje.

Antes de interpretar Adam no filme, o roteirista Leigh Whanell estrelou o curta-metragem Jogos Mortais 0.5 como David, um homem que vive em uma armadilha para ursos de cabeça para baixo e testemunha sua experiência arrepiante. Esse atalho simples foi suficiente para mostrar o potencial do assassino de quebra-cabeças, sem mencionar o talento de atuação de Whanell, e o resto é história de .

jogos-mortais-
Imagem: Divulgação

3 – ‘Porquinha’ (2022)

Porquinha conta a história de uma jovem que é cruelmente ridicularizada por sua aparência, mas quando ela testemunha um ladrão sequestrar seus valentões, sua vida muda quando sua cidade persegue o criminoso. O filme recebeu elogios por sua história envolvente, emoções sangrentas e atuação de Laura Galán, acabando por receber um grande nos Estados Unidos.

A realizadora Carlota Pereda fez o filme expandindo a sua curta-metragem, que começa de forma semelhante ao filme. Depois de ter passado por vários festivais internacionais de , ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem nos Prémios Goya 2018, e foi essa exposição que deu lugar a esta longa-metragem.

piggy-1
Imagem: Divulgação

2 – ‘Sorria’ (2022)

Sorria segue a história de Rose, uma terapeuta que presencia o suicídio de um paciente e começa a ter alucinações por ser vítima de uma maldição que a obriga a enfrentar seus demônios. Este filme conquistou a com suas técnicas de marketing viral, e muitas pessoas voltaram aos para ver os sorrisos perturbadores por si mesmas.

Embora Laura seja conhecida pelos como personagem coadjuvante, ela foi originalmente a protagonista do curta-metragem Laura Nespala, que se tornou a base de Smile e agora serve como uma prequela. Foi exibido no festival South by Southwest, onde ganhou uma Menção Especial do Júri na categoria Midnight Short por sua atuação e conceito.

sorria-filme
Imagem: Reprodução

1 – ‘Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio’ (1981)

O clássico de Sam Raimi, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, conta a história de Ash Williams, interpretado por seu frequente colaborador Bruce Campbell, que é forçado a lutar por sua vida contra seus amigos que foram possuídos por uma entidade maligna. O filme recebeu ótimas críticas e lançou as carreiras de Raimi e Campbell, que continuam trabalhando juntos até hoje.

A agora multimilionária franquia começou com o filme de 32 minutos Caminhos da Floresta, no qual Campbell interpreta um assassino obcecado. Foi feito por $ 1.600 e ajudou Raimi a encontrar o financiamento para o que se tornaria sua no cinema e um clássico atemporal.

Bruce-Campbell-in-Evil-Dead-2
Imagem: Reprodução