Clube da Luta: final do longa é censurado na China

Final anticapitalista é censurado no país asiático

Clube da Luta, é com certeza um dos filmes mais icônicos da história do cinema. Falando sobre temas ligados ao anticapitalismo e anarquismo, o longa teve seu final censurado na China.

Lançado em 1999, o filme foi um marco nos cinemas, com uma narrativa totalmente inovadora, falando de temas complexos com uma pegada totalmente diferente até então. A produção foi dirigida por David Fintcher e com Edward Norton e Brad Pitt com protagonistas.

O longa teve seu final alterado na China, causando revolta e várias discussões acaloradas em vários fóruns sobre cinema do país. No site Douban, conhecido por conteúdo de cinema e cultura, um dos fãs disse que na China já estão acostumados com censura, mas a mudança no final saiu dos limites.

No original, o filme termina com Norton atirando em si mesmo, matando assim seu perigoso alter-ego Tyler Durden (Brad Pitt). Após isso sua namorada chega no local e juntos assistem uma série de explosões na cidade, e ao fundo podemos ver vários prédios desmoronando.

No “final chinês”, o filme termina após o tiro, e em seguida aparece um texto em inglês dizendo: “Através de pistas fornecidas por Tyler, a polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso o plano de destruição em massa.” Além disso, o filme informa que Tyler foi levado para um manicômio, recebendo tratamento psiquiátrico até que recebeu alta em 2012.

A versão censurada é 12 minutos mais curta que o original, somando já o corte de 5 minutos da cena final. O país asiático é conhecido pela censura, não só de cinema, mas de vários veículos de comunicação.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!