5 vezes em que o Batman matou alguém

O morcego já mandou muita gente para a vala!

O Batman tem sua essência ligada diretamente a um código que se mantém ao longo dos anos, não importa em qual mídia o herói apareça.

Com o ideal de nunca matar seus inimigos, o morcego segue essa regra como um código de conduta inquebrável, e aqueles que tentam desfazer isso muitas vezes recebem críticas pesadas. Nos cinemas, Zack Snyder desapontou fãs ao entregar uma versão “assassina” do Cruzado Encapuzado, comprovando que o público não considera interessante uma proposta na qual o defensor de Gotham ignore seus ideais marcantes.

No entanto, não é apenas no cinema onde o herói já mostrou um comportamento diferente com relação aos inimigos. Ao longo de todos esses anos, e diversos lançamentos, o Batman também já tirou vidas em diferentes HQs publicadas pela DC Comics, principalmente na sua origem, quando o código de não matar ainda não existia. Confira 5 vezes em que a justiça do morcego chegou com a morte!

Batman já matou o Coringa (será mesmo?)

É verdade que aqui entramos em uma discussão polêmica, com opiniões bem divididas. Escrita por Alan Moore, a HQ A Piada Mortal apresentou ao mundo uma das histórias mais intrigantes do morcego, gerando inúmeras discussões sobre o que de fato acontece no final da trama. 

No final da HQ, Batman segue um Coringa até um parque de diversões, onde acaba rolando uma conversa icônica. Insano, Coringa conta uma piada ao morcego e cai na gargalhada, fazendo com que o protetor de Gotham o acompanhe. A última página do quadrinho mostra herói e vilão rachando o bico, em um momento totalmente surpreendente, mas não para por aí!

A grande polêmica surge quando Alan Moore encerra sua história com uma cena que pouco revela, mas deixa muitas perguntas. As risadas pararam de maneira abrupta, apenas o silêncio permanece na chuva. O Batman matou o Coringa pois entendeu que o palhaço não tinha mais jeito?

Os fãs do morcego mostram opiniões divididas, e até hoje há quem questione o que Alan Moore realmente quis dizer com a cena final da HQ. De qualquer maneira, o fato é que A Piada Mortal  marcou a história do morcegão como uma HQ que o coloca como um possível assassino, independente da interpretação do leitor.

batman a piada mortal
Imagem: Reprodução DC Comics

Batman já reduziu Ra’s al Ghul a cinzas

Ra’s al Ghul é um daqueles vilões muito difíceis de ter como inimigo, já que ele sempre pode contar com o Poço de Lázaro para voltar do mundo dos mortos… injusto, não é? Certa vez, cansado da vantagem de seu oponente, o Batman simplesmente decidiu apelar para evitar qualquer chance de retorno do além.

Após enfrentar o inimigo em uma luta no espaço, o morcego de Gotham simplesmente percebeu que deveria tomar uma medida radical contra o vilão. Então, ignorando toda essa história de não cruzar a linha, Batman utilizou uma máquina de raios para reduzir Ra’s a cinzas. Muito ousado para quem não gosta de matar, não é?

Assassinato a sangue frio

Parece que quando o Batman está sem paciência, o destino dos inimigos é mesmo a vala. Se em algumas histórias o morcego de Gotham já mostrou repudiar armas de fogo, acreditando que elas são feitas para covardes, em outros momentos o herói já se mostrou muito satisfeito em sentar o pipoco por aí.

Na década de 40, quando suas HQs ainda tinham o título de “Detective Comics”, o Batman provou não ter problema nenhum em matar um inimigo a sangue frio para evitar novas maldades.

Combatendo um vampiro mágico chamado de Monge Louco, o Cavaleiro das Trevas não teve vergonha nenhuma de parecer desonrado ou coisa do tipo, acabando com a vida de seu inimigo enquanto o mesmo estava dormindo! Isso mesmo, o morcegão esperou o vampiro dormir e então meteu uma bala nele, simples assim. Caso encerrado.

batman vampiro
Imagem: Reprodução DC Comics

 

KGBesta deixado para morrer

Quando enfrentou o astuto KGBesta no arco As Dez Noites da Besta, o Batman percebeu que estava encarando um inimigo a altura de sua inteligência e força. Com o oponente dando muito trabalho, o herói precisou tomar, mais uma vez, uma atitude totalmente feroz.

Batman não apenas matou o KGBesta, mas sim o fez com requintes de crueldade. Bolando um plano para trancar seu inimigo no esgoto, o herói deixou o oponente para morrer de fome e sede, aos poucos. Sinistro, não é? Algum tempo depois, a DC mostrou que na verdade o KGBesta havia conseguido escapar, o que não muda o fato de que o herói o deixou para morrer de uma maneira terrível.

Enforcamento para Gotham ver

Se o tiro no vampiro já é chocante, o nosso querido morcegão ainda tem mais mortes violentas nas costas. Ainda na sua origem, o Batman apresentou a um dos lacaios de Hugo Strange um fim doloroso e triste, entregando a Gotham uma visão de pura morte e horror.

Enfrentando um dos homens-gigantes, que eram experiências de Hugo, o Cruzado Encapuzado usou seu icônico gancho para enforcar um dos oponentes, pendurando-o em seu veículo aéreo. Como se não fosse o suficiente, o herói deixou o corpo exposto para que Gotham inteira pudesse ver… meu Deus Batman!

batman enforcamento
Imagem: Reprodução DC Comics