Batman: 5 melhores HQs para iniciantes

O Batman é o grande carro-chefe da DC Comics, sendo um dos maiores heróis da história da editora. Muito explorado em diversas mídias, o Morcego de Gotham já conta com diversas obras que contam sua história. Nos cinemas, muitos longas já foram protagonizados pelo morcegão, enquanto nos games a trilogia Arkham definiu o gênero de heróis.

Já nas HQs, o que encontramos é um mar de histórias que pode até mesmo confundir novos leitores. Com tantos autores explorando o personagem ao longo desses anos, temos incontáveis títulos que desenvolveram o Cavaleiro de Gotham, além dos muitos reboots feitos pela DC. Se você é um fã mais recente, que começou por outras mídias, nós te contamos as 5 melhores HQs para entrar no universo do Cruzado Encapuzado!

As melhores HQs para iniciantes

Batman: Ano Um

Escrito pelo lendário Frank Miller, o arco mostra a origem do morcego e seu primeiro desafio como o protetor de Gotham City. Para muitos, Ano Um não acompanha o mesmo nível de roteiro encontrado em outros arcos do herói, mas é inegavelmente uma boa maneira de começar a consumir as obras do personagem. 

Ano Um definiu um novo caminho para as HQs do Cruzado Encapuzado, introduzindo a pegada mais sombria que se mantém em muitas obras do morcego. É uma ótima leitura para quem deseja mergulhar na origem de uma visão mais pesada do personagem. Além disso, a HQ entrega uma ótima versão de Gordon, dando bastante foco para o policial e desenvolvendo bem o início de sua carreira em Gotham.

image 8
Imagem: Batman: Ano Um/Reprodução

Batman: O Longo Dia das Bruxas

Com tantas histórias lançadas ao longo dos anos, é quase impossível começar a ler Batman em uma ordem cronológica. Além disso, com tantos reboots e origens diferentes, o leitor pode se perder caso tente seguir algum tipo de padrão. Sendo assim, começar a ler Batman por histórias mais avançadas pode ser interessante.

O Longo Dia das Bruxas (Parte 1 e 2), é uma excelente minissérie do mascarado, utilizando muito bem elementos marcantes das obras do morcego. Sendo uma leitura fácil e cativante, o quadrinho explora a máfia de Gotham de maneira sublime, dando importância para grandes personagens como Carmine Falcone.

Com uma boa pegada noir, a obra escrita por Jeph Loeb mostra todo o lado detetivesco do morcegão, mostrando o Batman na busca por um assassino em série extremamente habilidoso. A arte de Tim Sale também é excelente, encaixando-se bem com o clima de mistério do roteiro.

image 9
Imagem: Batman: O Longo Dia das Bruxas/Reprodução

Batman: O Homem que Ri

O Homem que Ri é praticamente indispensável para quem está mergulhando pela primeira vez nas histórias do morcego. Servindo como uma sequência para Ano Um, a HQ escrita por Ed Brubaker e desenhada por Doug Manhke mostra o primeiro confronto entre o Coringa e o Cruzado Encapuzado.

Apresentando uma nova introdução do vilão, O Homem que Ri define muito bem a insanidade do palhaço, sendo uma ótima construção para a rivalidade que marcou a história da DC Comics. Este é um excelente ponto de partida para quem deseja conferir uma história com um Batman já estabelecido como justiceiro de Gotham, enquanto ainda atravessa seus primeiros anos na luta contra o crime. Já no que diz respeito ao inimigo, a HQ é muito provavelmente a melhor maneira para conhecer de perto o Coringa.

Com um texto muito competente, O Homem que Ri sabe aproveitar toda a atmosfera sinistra oferecida pela personalidade do palhaço, com a trama sendo acompanhada por um clima pesado que se aproveita da loucura para intimidar os leitores.

image 10
Imagem: Batman: O Homem Que Ri/Reprodução

Batman: A Corte das Corujas

A Corte das Corujas é um excelente trabalho de Scott Snyder e Greg Capullo, que não serve apenas como o “início” do Batman nos Novos 52, mas também apresenta ao público um novo grupo muito marcante de inimigos. É nesta HQ que o morcego de Gotham tem o primeiro contato com a temida corte, uma organização secreta que controla Gotham como bem entende.

Assim como a coruja é um predador natural do morcego, a Corte das Corujas prova ser um grande problema para o Cruzado Encapuzado. Extremamente poderosa e sombria, a organização mergulha fundo em algo mais sinistro, algo que costuma funcionar nas histórias do herói.

Para iniciantes, é uma leitura robusta que apresenta uma nova fase do Cavaleiro de Gotham, enquanto introduz uma ameaça memorável. Com um texto maduro, A Corte das Corujas é certamente um dos principais títulos já lançados pela DC Comics.

image 11
Imagem: Batman: A Corte das Corujas/Reprodução

Batman: A Piada Mortal

A Piada Mortal tem um histórico meio conturbado, muitas vezes sendo aceita como cânone e muitas vezes não, mas de qualquer forma é uma leitura obrigatória para os fãs do morcego. Escrita por Alan Moore, que dispensa apresentações, o quadrinho mostra mais um embate memorável entre o morcego e o Coringa. 

Mostrando o que levou o palhaço a atingir o seu nível absurdo de loucura, a história conta a origem do vilão de maneira bem aprofundada. Enquanto o Coringa tenta provar ao herói que todos podem enlouquecer, com um dia ruim sendo a única coisa necessária para perder a sanidade, a HQ entrega um conteúdo pesado e até mesmo polêmico.

image 12
Imagem: Batman: A Piada Mortal/Reprodução