Vai dar certo? Ubisoft está utilizando IA para escrever novos jogos

Desenvolvedora francesa vem passando por problemas nos últimos anos

Nos últimos anos, a Ubisoft, uma das maiores desenvolvedoras de jogos ao redor do mundo, vem passando por diversos problemas em suas produções. Desde cancelamentos de diversos projetos, baixa qualidade na entrega de jogos que não saem barato no bolso do consumidor e até mesmo problemas de conduta nos escritórios da empresa, que já foi acusada de tóxico ambiente de trabalho. 

Especialmente na qualidade dos jogos, a desenvolvedora vem sofrendo dificuldade em entregar boas produções, como o recente Far Cry 6, que não conseguiu as vendas esperadas. No entanto, de acordo com novas informações, a desenvolvedora parece estar se aliando ainda mais a tecnologia para ajudar na criação de jogos e melhor entrega de produções.

Confira tudo abaixo.

Ubisoft
Reprodução: Adrenaline

Ubisoft está utilizado IA para criar jogos

Nesta última noite de terça-feira, 21 de março, a Ubisoft anunciou sua mais nova ferramenta em desenvolvimento de jogos: Ghostwriter. Sendo uma inteligência artificial, ela deve auxiliar designers de narrativa a escrever os famosos “Barks” de personagens, facilitando com que times de narrativa com um primeiro rascunho dessas falas.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, “Barks” são falas de personagens não jogáveis após um engatilhamento – como uma interação de personagem ou uma mudança na localização. Abaixo, você pode conferir o vídeo de introdução da ferramenta.

A Ubisoft afirmou: “O Ghostwriter foi criado em mãos dadas com as equipes narrativas para ajudá-los a concluir uma tarefa repetitiva com mais rapidez e eficácia, dando-lhes mais tempo e liberdade para trabalhar na narrativa, nos personagens e nas cenas dos jogos.”

Como a ferramenta Ghostwriter será usada pela Ubisoft?

De acordo com a desenvolvedora francesa, o uso do Ghostwriter é bem simples, e ele pode ser feito logo após a criação de um personagem. Assim, seu roteirista aponta para qual uso de evento ou situação que o personagem irá experienciar, e a ferramenta irá entregar variações de falas para os personagens, dependendo do modo selecionado.

No fim, a ferramenta também possui seu próprio modo de evolução, já que os roteiristas podem editar as falas e selecioná-las quais são as melhores. Assim, quando uma fala é aceita, o Ghostwriter também aprende.

Nova ferramenta da Ubisoft é de grande auxílio para desenvolvedores

Apesar de, a princípio, parecer algo confuso, essa nova decisão da Ubisoft em desenvolver a ferramenta “Ghostwriter” é uma boa decisão para a empresa. Ao longo dos anos, como todos sabemos, a Ubisoft é uma desenvolvedora conhecida por seus jogos de mundo aberto, como a franquia de Assassin’s Creed, por exemplo.

Dessa forma, com o grande auxílio para roteiristas de narrativa, esses escritores não precisarão perder tanto tempo com o encontro do protagonista com personagens Não Jogáveis (os famosos NPC) na história. Assim, seus esforços podem ser redirecionados para outros quesitos da própria trama, como, por exemplo, detalhes sobre o personagem principal.

Vale apontar que, como mencionado acima, isso não significa que todas as falas escritas pela inteligência artificial estarão presentes nos jogos, mas sim, que elas são apenas uma ajuda, e continuarão sendo escolhidas a dedo e editadas para se encaixar no contexto do jogo.

Confira o trailer de “The Settlers: New Allies”, novo jogo da Ubisoft

The Settlers: New Allies está disponível para PC.