Saiba a importância da fibra óptica para um 5G mais veloz

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Primeiramente introduzido no Brasil pela capital Brasília, no Distrito Federal, o 5G vem sendo implantado em diversas cidades do país nos últimos dias. Apesar de já estar disponível em diversos países do mundo, a demora para a liberação em nosso país se dá por alguns motivos, os quais você pode conferir abaixo.

5G
Imagem: Edital Concursos Brasil

Fibra Óptica vai mudar o futuro do 5G

A chegada do 5G em residências ao redor do mundo com a promessa da conexão mais rápida até o momento é, sem dúvidas, um dos maiores avanços na tecnologia. Entretanto, essa nova conexão através de redes e aplicações inteligentes geram um grande número de dados nos quais precisam de conexões que lhes suportem propriamente, e é nisso então que a fibra óptica entra. 

5G 2 11zon
Imagem: BBC

Sendo uma infraestrutura cabeada e de alta velocidade, como diz Gary Bolton, Presidente da Fiber Broadband Association, ao CNET, a “primeira regra para construir uma rede sem fio é fazer que os sinais saiam do ar e cheguem ao solo no primeiro ponto disponível.” Ele também explica que “é como construir uma casa, você precisa de uma base sólida de infraestrutura. E a fibra é fundamental, porque é a prova de futuro.”

Fibra Óptica é essencial para a rede

Além de ser uma tecnologia na qual não deve ficar atrasada tão cedo, a fibra óptica é essencial para o 5G. Logo acima, nós mencionamos a primeira razão que aponta o motivo da essencialidade da fibra óptica, se tratando de uma tecnologia que se conecta a dispositivos mais rapidamente, ela precisa de capacidade para carregar os dados gerados.

5G
Imagem: Blog INTNET

Já a segunda razão, podemos mencionar o uso de ondas médias e milimétricas usadas pelo 5G, nas quais operam em frequências mais altas do que o 4G LTE.  Devido a isso, redes 5G que fazem uso de banda média em áreas rurais irão necessitar de mais torres de celulares, nas quais precisarão de acesso a mais fibra óptica.

Saiba quais as próximas cidades que terão 5G

Como mencionamos no começo, a expansão do 5G já está acontecendo, e as cidades de Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Belo Horizonte, respectivamente, receberam o ativamento do 5G na última sexta-feira, 29 de julho.

Cidades como Goiânia, em Goiás, Salvador, na Bahia, Curitiba, no Parána, Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro e São Paulo, em São Paulo, já estão trabalhando para receberem o 5G em breve.

5G 4 11zon
Imagem: Valor Econômico