Por que Otto se tornou mão do rei de novo em House of the Dragon?

Otto Hightower voltou a ser a Mão do Rei de Viserys Targaryen em House of the Dragon, e isso aconteceu em meio a uma enorme tensão na corte. Sor Otto Hightower serviu como Mão do Rei para Jaehaerys I Targaryen antes de Viserys, tornando-o uma escolha fácil para continuar como o conselheiro mais confiável do rei.

No entanto, Otto mostrou quem realmente era quando Aemma Arryn morreu, com a Mão do Rei repetidamente demonstrando suas intenções egoístas ao fazer Alicent seduzir Viserys, pressionar a reivindicação de Aegon ao Trono de Ferro e continuamente tentar arruinar o nome de Rhaenyra.

Tais ações terminaram com Viserys demitindo Otto e substituindo-o por Lorde Lyonel Strong. Mas Strong acabou morrendo em um “misterioso” incêndio, e com isso Viserys se viu forçado a restabelecer o conveniente pai de sua esposa como Mão.

Considerando que Viserys disse que não podia mais confiar no julgamento de Otto, contratá-lo de volta como Mão do Rei foi um grande erro. Otto não mudou ao longo dos anos, e só se tornou mais manipulador em Oldtown enquanto secretamente ganhava apoio para coroar Aegon sobre Rhaenyra

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

O retorno de Otto como Mão do Rei no episódio 7 de House of the Dragon é uma consequência de Viserys desejando reduzir as tensões dentro de sua família, e precisando da facilidade de ter um rosto familiar por perto.

O Rei provavelmente acredita que Otto foi punido o suficiente por ser enviado para Oldtown por uma década, então ele decide reintegrá-lo para deixar Alicent mais feliz.

As intenções de Viserys podem estar no lugar certo, mas permitir a natureza manipuladora de Otto Hightower, e ser ingênuo o suficiente para pensar que ele não vai trair Rhaenyra novamente terá consequências terríveis.

O que Otto retornando como mão do rei realmente significa?

Otto nunca parou de trabalhar nas sombras para se preparar para a ascensão injusta de Aegon, então retornar como Mão do Rei significa apenas que ele não terá mais que agir em segredo.

Em vez disso, Otto tem o ouvido do Rei e de todo o pequeno conselho, onde ele pode continuar alimentando sugestões sobre Aegon ser mais adequado para o Trono de Ferro do que Rhaenyra.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

O final do episódio 7 de House of the Dragon também viu Otto confessar seu orgulho em Alicent por ter se tornado forte, pois agora ele sabe que quando chegar a hora de coroar Aegon, Alicent não hesitará em trair Rhaenyra.

Otto e Alicent Hightower estando juntos novamente, significa que ambos podem preparar melhor Aegon para aceitar seu papel como o futuro rei, enquanto criam ainda mais animosidade entre os filhos de Viserys e os filhos de Rhaenyra.

Quando a morte do Rei Viserys I Targaryen finalmente chega, o conselho verde será forte o suficiente para usurpar o trono.

O papel de Otto na dança dos dragões

O livro Fogo & Sangue de George R. R. Martin revela que o papel de Otto Hightower na Dança dos Dragões permanece semelhante à sua cumplicidade nas últimas duas décadas.

Otto será uma das figuras-chave conspirando para coroar Aegon II Targaryen quando Viserys morrer, o que causa diretamente a guerra civil Targaryen.

Sem surpresa, Otto Hightower será a Mão do Rei para seu neto Aegon, e fará com que os mais leais aos verdes assumam posições de poder em Porto Real e observem quaisquer sinais de deslealdade ao rei.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Ele também desempenhará um papel importante na conquista dos inimigos do Príncipe Daemon Targaryen como aliados, como a já introduzida Triarquia de House of the Dragon, a qual Daemon derrotou na Guerra dos Degraus.

A paciência e lentidão de Otto como Mão do Rei também levará o Rei Aegon a demiti-lo, com o jovem rei substituindo seu avô por Sor Criston Cole. Apesar da remoção de Otto, a antiga Mão do Rei verá seus planos calculados se concretizarem com o avanço da guerra civil.

Quando Otto for decapitado por Rhaenyra Targaryen por traição em House of the Dragon, ele estará em segundo plano nas estratégias políticas de Aegon por algum tempo.

É possível que Rhaenyra tomando Porto Real tenha sido uma consequência da demissão de Otto, já que Sor Criston Cole imprudentemente deixou a capital vulnerável, o que permitiu que Rhaenyra e Daemon a tomassem facilmente.

Mas no fim, Otto ter manipulado a Dança dos Dragões só serviu para destruir os descendentes de Alicent, visto que a linhagem da família Targaryen permaneceu até o fim, com os herdeiros de Rhaenyra e Daemon.