Os 5 melhores games de survival horror da história

Resident Evil domina a lista

O momento atual da indústria é extremamente interessante para os fãs de survival horror. O gênero, que já passou por sua era de ouro, voltou com tudo para uma nova era do horror dominando boa parte do mercado. Enquanto novas IPs, como The Callisto Protocol, surgem para buscar seu lugar ao sol, franquias consagradas retornam com sequências ou até mesmo remakes, como é o caso do aguardado Resident Evil 4.

Sendo a preferência de uma base muito grande de jogadores, o gênero focado na sobrevivência em situações terríveis já ganhou incontáveis títulos de sucesso, vendo o surgimento de sagas consagradas. Resident Evil e Silent Hill são alguns exemplos de franquias de sucesso, com muitos outros games merecendo a atenção dos apaixonados por horror. Para aqueles que gostam de sentir medo, preparamos uma lista com os 5 melhores survival horror da história.

Resident Evil 2 Remake é o melhor survival horror já feito

Lançado em 2019, o remake de Resident Evil 2 é a verdadeira obra de arte absoluta do gênero. Se o lançamento original já tinha um espaço muito especial no coração dos fãs de horror, a nova versão feita pela Capcom chegou para expandir ainda mais o sucesso e qualidade do título.

Recriado totalmente do zero, o remake trouxe uma nova câmera para o jogo, além de uma jogabilidade inédita. Melhorando a imersão e tornando a jornada ainda mais assustadora, o título entregou uma excelente atmosfera, oferecendo um gameplay muito funcional e extremamente prazeroso. Com ótimo visual, o jogo recriou as campanhas de Claire e Leon de maneira genial, consagrando ainda mais os personagens amados pelos fãs da franquia.

Resident Evil 2 Remake utiliza muito bem todos os elementos do gênero, também aperfeiçoando muitos deles. Com um excelente trabalho da equipe de desenvolvedores, todas as decisões aqui são certeiras. Entre os muitos acertos, as batalhas memoráveis contra chefes também aparecem como um dos grandes destaques do título.

Resident Evil 3: Nemesis

Lançado em 1999, Resident Evil 3: Nemesis não é apenas um dos melhores títulos da franquia da Capcom, mas também um dos maiores jogos da história do gênero. No dia 28 de setembro, Jill Valentine travou uma luta incansável pela própria vida e tornou-se uma das personagens mais amadas da história dos videogames, encarando a ameaça zumbi que tomou conta das ruas de Raccoon City.

Tentando encontrar seu amigo Chris Redfield, Jill acabou parando no centro de uma situação desesperadora causada pela Umbrella Corporation. Tendo que sobreviver aos zumbis, a personagem ainda precisou enfrentar o icônico Nemesis, terrível vilão que entrou para a história da indústria e tornou-se um dos principais nomes da franquia.

Resident Evil 2 (clássico)

O remake de Resident Evil 2 apareceu na primeira colocação da nossa lista, e a versão original também merece um espaço de destaque. Após o sucesso do ótimo primeiro game da franquia, Resident Evil 2 chegou para se tornar um dos maiores sucessos da Capcom e apresentar ao mundo dois personagens icônicos: Leon S. Kennedy e Claire Redfield. No dia 29 de setembro de 1998, os personagens tiveram que enfrentar os perigos de Raccoon City em uma jornada repleta de tensão e horror.

Com uma campanha para cada personagem, Resident Evil 2 foi extremamente competente em todas as suas propostas. Com um ótimo gameplay, que para a época era o ápice do gênero, o título também conquistou os jogadores com uma ótima trama e personagens carismáticos que seriam explorados mais vezes com o passar dos anos. Um grande clássico da Capcom.

Silent Hill 2

Lançado para PlayStation 2, Xbox e PC, Silent Hill 2 é um dos survival horror mais importantes da história, sendo um título que definiu muito do que é visto até os dias de hoje no gênero. Com o primeiro jogo da franquia atingindo sucesso, a sequência conseguiu atingir um nível ainda maior de importância para a indústria, entregando uma das atmosferas mais marcantes dos videogames. No controle de James Sunderland, os jogadores embarcaram em uma jornada para Silent Hill, se arriscando nas ruas tomadas pela neblina criada para esconder os carregamentos lentos de cenário, mas que acabou virando marca registrada da franquia.

Ambientes, visual, áudio, cada elemento do jogo contribui para a criação de uma atmosfera totalmente inóspita e aterrorizante, enquanto a sensação de perigo é constante. Oferecendo finais diferentes de acordo com as decisões tomadas pelos jogadores, Silent Hill também foi marcante por apresentar o terrível Pyramid Head ao mundo.

Fatal Frame

Colocando os jogadores em uma jornada repleta de espíritos aterrorizantes, Fatal Frame também marcou a história dos survival horror. Com uma trama que se baseia em uma lenda japonesa, o título mostra a jovem Miku Hinasaki em uma busca por seu irmão Mafuyu. Explorando a mansão Himuro, a garota acaba enfrentando perigos que jamais imaginou encarar.

Mas ao invés de fugir dos espíritos da mansão, o jogador também precisa caçá-los utilizando a câmera para capturar as ameaças. Fatal Frame entregou uma jornada absurdamente assustadora, além de mecânicas muito interessantes.