Conheça o melhor filme da Netflix para assistir em dezembro de 2022

Um longa de qualidade surpreendente!

Em um ano repleto de lançamentos badalados, o maior serviço de streaming do mundo começou dezembro com o lançamento de um título de menor expressão. Sem fazer muito barulho, O Troll da Montanha foi lançado no primeiro dia do mês, e revelou ser o melhor filme da Netflix para ver em dezembro. Dirigido por Roar Uthaug, conhecido por Tomb Raider, e escrito por Espen Aukan, o filme é um longa norueges que entrega elementos de ação e suspense, enquanto adapta o streaming uma importante lenda do folclore escandinavo. 

O que encontramos aqui é claramente uma “versão norueguesa de King Kong”, com o longa se apoiando nos principais pilares de filmes de monstros para se desenvolver, assim como também percebemos muitos dos clichês e armadilhas do gênero. No entanto, de maneira surpreendente, O Troll da Montanha consegue entregar originalidade na proposta já conhecida, e grande parte disso se deve ao fato da lenda escandinava ser muito bem explorada pelo roteiro.

O melhor filme da Netflix para assistir em dezembro

Chegando como quem não quer nada, O Troll da Montanha se sustenta em uma direção competente para ser considerado um filme com coração dentro de um gênero batido. Se há aqui uma tentativa de emular King Kong, há também um lado original na obra, que não teme na hora de mergulhar de vez em uma aproximação com a cultura e características de sua terra. O filme noruegues de fato segue padrões do cinema americano, mas sabe contornar os evidentes clichês para não se perder como uma cópia mal executada do cinema de monstros.

Assim como em King Kong ou Godzilla, o diretor brinca com a ideia de “monstro ou injustiçado”, com o troll grandalhão sendo apresentado por vezes de maneira vilanesca, por vezes de maneira “amigável”. Há uma tentativa, bem executada, de apresentar o lado da fera para fugir de uma representação crua de um destruidor cruel. Em alguns momentos o enredo parece exagerar um pouco, é verdade, aproximando-se de uma simplicidade que pode colocar sob suspeita todos seus acertos, mas a obra sabe superar os tropeços.

Em uma era dominada pelo CGI, o Troll da Montanha não chega a bater de frente com grandes produções do cinema, mas também não peca de maneira considerável em seus efeitos. A criatura colossal aparece em tela sem grandes problemas, enquanto a ação é capaz de divertir. Algumas piadas fora de hora acabam tirando o peso de certos momentos, porém o humor também funciona em grande parte do filme e é utilizado como recurso importante aqui, servindo para manter a aventura satisfatória e interessante aos olhos do público.

Assista ao “O Troll da Montanha” acessando este link.

o troll da montanha neflix
Imagem: Reprodução Netflix

O enredo

Quando uma explosão desperta um troll colossal e feroz, uma ameaça indestrutível surge de uma região montanhosa além de Oslo. O Troll da Montanha precisa apenas disso para colocar todas suas ideias em prática, sem enrolar para apresentar seu monstro. Com uma paleontologista trabalhando ao lado das autoridades para evitar uma terrível tragédia na Noruega, o enredo se desenvolve com base na lenda escandinava sobre os trolls.

Um grande acerto do longa da Netflix é o fato do filme não perder tempo com elementos pouco interessantes. Sendo um filme de monstro, o longa sabe que não precisa dedicar grande parte de seu tempo ao drama humano, focando sempre na criatura que impulsiona a trama. Sim, existem relações desenvolvidas e existe a tentativa de construir alguns personagens de maneira pessoal, mas isso nunca atrapalha o foco principal do longa. O Troll da Montanha não entrega um roteiro extremamente elaborado, e certamente não é algo inovador, mas é competente ao entregar o necessário para se manter interessante.

A lenda escandinava

A lenda dos trolls é importante no folclore escandinavo, contando inclusive com relatos de avistamentos reais das criaturas. É evidente que não há qualquer comprovação, porém como toda boa lenda que se espalha em uma cultura, esta passou a habitar fortemente no imaginário de noruegueses. Sendo sinônimo de “monstro” ou “demônio”, a palavra troll significa no folclore escandinavo uma grande ameaça, já que as criaturas colossais são destruidoras por sua natureza. Segundo a lenda, os trolls vivem em montanhas e florestas, e tem como fraqueza o sol, já que a exposição à luz solar os transforma em pedra.

o troll da montanha netflix
Imagem: Reprodução Netflix