Gordon considera o Asa Noturna um Batman melhor que Bruce Wayne

Ninguém na lista do Departamento de Polícia de Gotham City conheceu Batman como o comissário Jim Gordon – e Gordon pode ser o único que pode tolerar trabalhar com ele.

Jim Gordon trabalhou em estreita colaboração com Batman desde o início, desde que Bruce Wayne colocou seu capuz pela primeira vez, mesmo para o desgosto daqueles dentro da força que se opunham ao vigilantismo de Batman

Mesmo quando o GCPD acabou se aquecendo para Batman o suficiente para colaborar com ele em sua guerra de um homem só contra o crime, sempre haveria aqueles que não eram exatamente fanáticos por Batman. Gordon continuou a trabalhar com Batman, mesmo quando Bruce não estava sob o capuz. 

Após a suposta morte de Bruce Wayne em “Crise Final”, seu ex-aliado de Robin e atual Asa Noturna, Dick Grayson, preencheria como O Cavaleiro das Trevas em sua ausência. 

Como tal, ele trabalharia em estreita colaboração com Gordon, que notou que algo estava errado e diferente em seu Batman sem que Dick dissesse que substituiu seu mentor. No entanto, Gordon e o GCPD ficaram felizes em colaborar com o novo Batman.

A nova identidade de Batman

Na verdade, o GCPD parece mais entusiasmado em trabalhar com este novo Batman do que com o antigo, de acordo com Gordon

Em Batman e Robin #13 de Grant Morrison e Frazer Irving, enquanto juntos no Bat-Bunker para discutir as últimas travessuras em Gotham, Gordon admite de passagem que “a maioria dos meus policiais prefere você a ele”, referindo-se ao Batman de Bruce Wayne. 

Gordon não admite isso, mas não é difícil ver por que Gordon pode compartilhar esse mesmo sentimento. Não é difícil ver por que se os leitores levam tempo para considerar o passado de Dick, especificamente seu tempo como policial em Blüdhaven.

Como Batman, Bruce Wayne sempre trabalhou fora da lei. Verdade seja dita, ele estava fora da lei e agiu como tal. Talvez nem mesmo intencionalmente, pois o vigilantismo era o único lado da lei que ele realmente conhecia, mesmo quando estava disposto a cooperar com a polícia. 

Bruce só sabia pensar e agir como um vigilante, enquanto o histórico policial de Asa Noturna o ajuda a entender os dois lados da lei.