Funcionários reclamam de baixos salários e crunch no estúdio FromSoftware, responsável por Elden Ring

Um dos maiores jogos dos últimos anos, e o mais rentável de 2022, Elden Ring está atingindo lucros cada vez maiores. Desde o seu lançamento ele já fez com que a receita da FromSoftware aumentasse em mais de 1000%, mas aparentemente os funcionários da empresa não estão sentindo esse lucro.

De acordo com uma reportagem do Games Industry, o sucesso mundial do game está vindo da prática de crunch e baixos salários para os desenvolvedores da FromSoftware.

O site especializado entrevistou devs atuais e antigos do estúdio, deixando eles no anônimo pois a empresa não permite que funcionários atuais ou antigos concedam entrevistas.

E aparentemente o crunch relatado parece depender do departamento em que os funcionários se encontram, há relatos positivos e negativos sobre come é trabalhar no estúdio. Uma das fontes defendeu a política de trabalho da FromSoftware, dizendo que existem regras para não ter horas extras:

“A indústria japonesa em geral não é tão louca comparada com minha experiência em outras áreas. O Japão tem vários feriados e existe uma regra que a equipe da FromSoftware não pode passar das 22h no trabalho, e 90% das vezes, a equipe não passa das 21h”, disse.

FromSoftware
Imagem: Reprodução/Game Informer

Desenvolvedores da FromSoftware carregam opiniões diferentes

Enquanto um disse que haviam regras para a equipe não passar das 22h, outro disse que tem que fazer hora extra por meses: “durante períodos críticos de lançamento de games, eu frequentemente tinha que trabalhar cedo de manhã e com horas extras por dois ou três meses“.

Não é como se o crunch acontecesse diariamente, é mais comum durante o ‘ROM check’ para a publicadora ou dois ou três meses antes do lançamento“, disse uma outra fonte.

Os entrevistados dizem que geralmente a compensação pelas horas extras é inclusa no salário, porém uma das fontes diz que quando o trabalho passa da meia-noite eles não recebem como deveriam: “Nós éramos pagos por horas extras de tarde da noite, mas era a metade da taxa de nossa hora comum“.

Outra das fontes disse que o salário não é o suficiente para o tanto de trabalho, e que pessoas próximas a ele no estúdio também não parecem satisfeitas com seus salários”.

FromSoftware
Imagem: Reprodução/Game Informer

Mas por outro lado, existem funcionários que defendem a empresa, começando por dizer que a FromSoftware não é um grande estúdio, e portanto necessita de mais trabalho.

E a reportagem do Games Industry aponta que realmente, mesmo com um lucro de um estúdio grande, a FromSoftware conta com exatos 349 empregados, o que faz com que ela não seja considerado um grande estúdio.

Além de defender, há também funcionários que estão satisfeitos com a cultura de trabalho da organização:

“É meio tenso de certa forma. Existe muito esforço para fazer as coisas do jeito certo, mas se você passa por isso, é muito satisfatório. É como se você tivesse derrotado um chefe em Dark Souls”, relatou uma das fontes.

“Tem sido uma ótima experiência. Não só porque você pode trabalhar em um título AAA, mas também porque você pode trabalhar com pessoas que são tão talentosas e passionais em relação a criação de jogos”, disse outra.

A FromSoftware por sua vez, não se pronunciou sobre as alegações de seus funcionários, e segue fazendo a manutenção de Elden Ring e trabalhando em novos jogos.