Diablo, Overwatch e outros jogos da Blizzard são suspendidos na China

Nesta quinta-feira (17), a Activision Blizzard anunciou que muitos dos seus jogos não estarão mais disponíveis na China, a partir de 23 de janeiro. Dentre os títulos previstos para sair estão Diablo, Overwatch 2 e World of Warcracft.

Conforme relatado no comunicado de imprensa divulgado pela Activision, não foi possível fechar um novo acordo entre a Blizzard e a NetEase, a empresa de tecnologia chinesa que publicava os jogos no país. Assim, a parceria das duas irá acabar no começo do ano que vem.

Dentre os jogos afetados pelo fim do acordo estão:

  • Diablo III
  • Hearthstone
  • Heroes of the Storm
  • Overwatch 2
  • Toda série StarCraft
  • Warcraft III: Reforged
  • World of Warcraft

Vale lembrar que Diablo: Immortal, o famoso jogo mobile da Blizzard, tem um contrato separado, e por isso não será afetado no momento.

Blizzard
Imagem: Reprodução

O que a Blizzard irá fazer agora?

A Activision Blizzard anunciou que já está buscando alternativas para trazer seus jogos para a China novamente, porém ainda não há como saber se isso vai acontecer e quando vai acontecer.

O presidente da Blizzard, Mike Ybarra, disse a seguinte mensagem:

“Somos imensamente gratos pela paixão que nossa comunidade chinesa demonstrou ao longo dos quase 20 anos em que levamos nossos jogos para a China por meio da NetEase e de outros parceiros. Seu entusiasmo e criatividade nos inspiram, e nós estamos procurando alternativas para trazer nossos jogos de volta aos jogadores no futuro.”

Já a empresa chinesa, NetEase, prometeu atender os jogadores até o último minuto do contrato, e também manter os dados deles protegidos.

Curiosamente, numa publicação no Linkedin, o presidente da NetEase, Simon Zhu, alegou que o motivo para a falha na renovação do acordo foi por conta de um “idiota”.

“Os desenvolvedores e jogadores ganharão um nível totalmente novo de entendimento sobre quanto de dano um único idiota pode fazer”, afirmou Simon.