Conheça a ‘realidade alternativa’ criada pela Netflix para divulgar a série Samantha!

 

“O importante é não deixar de acreditar”

 

Desde seus primeiros vídeos promocionais, a vindoura série brasileira Samantha! desperta a dúvida nos mais distraídos se a comédia é baseada ou não em fatos reais. Tal caráter é proposital. Com uma estratégia de divulgação inteligente, a Netflix fez sua nova série se popularizar usando do recurso da realidade alternativa que transcende as telas de nossos televisores para a vida real.

Para começar, o título tratará de uma cantora, que durante a infância foi um ícone de um grupo infantil dos anos 80, e que agora se vê em tentativas frustradas de voltar a fama. Qualquer semelhança com referências ocorridas em nossa realidade com a Turma do Balão Mágico são “mera coincidência”. E aí começa o primeiro “salto” de Samantha! para realidade.

Um videoclipe ambientado e muito bem editado com filtros visuais típicos dos anos 80 nos coloca frente a frente com uma música da Turminha Plimplom. A composição do vídeo é tão inteligente que desperta a dúvida se o grupo realmente existiu no passado e nos passou despercebido, ou se realmente o grupo de fato existiu. E daí em diante somos inseridos na brincadeira.

 

 

Usando das redes sociais da atualidade, influencers como Federico Devito, aparecem no Instagram divulgando o “disco” e camiseta da Turminha Plimplom, comemorando os “30 anos” de existência do grupo infantil.

 

Screenshot 20180704 224031

 

Ao procurarmos na internet a líder do grupo, Samantha, nos deparamos com o perfil “oficial da cantora”, onde desde sua descrição do perfil, ela se declara “eternamente Plimplom” e mãe de dois filhos.

 

Screenshot 20180704 224039

 

Suas postagens são uma atração a parte. Agora em sua fase adulta, ela posta TBT de vídeos feitos há “30 anos atrás” e posta foto com sua família (incluindo dia das mães).

 

Screenshot 20180704 224056

 

Ainda posta foto com sua boneca que foi “hit” nos anos 80. E como se não bastasse, outro ícone dessa época, a real Mara Maravilha comenta que tinha um exemplar.

 

Screenshot 20180704 224049

 

Por mais que Emanuelle Araújo seja conhecida de outras produções, é divertido interagir com essa realidade “fictícia” que transcende a mídia audiovisual. Recurso parecido foi usada na divulgação do álbum Year Zero, de Nine Inch Nails. Na ocasião, o misterioso vídeo intitulado “The Presence” simulava uma invasão alienígena capturada por um “cinegrafista amador”. Tudo milimetricamente pensado para atrair a atenção do público.

 

 

Se Samantha! existe? Claro! Na nova série da Netflix. Samantha! estreia em 6 de julho vinda de uma estratégia de divulgação inteligente e divertida.

Vale a pena conferir.