Ator Alec Baldwin pode pegar pena ainda maior por causa de morte no set do filme “Rust”

Alec Baldwin pode pegar pena maior por causa de morte em set de filmagem

Em 21 de outubro de 2021, no set do filme Rust no Bonanza Creek Ranch no Novo México, a diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta a tiros de uma bala real que acabou em uma arma de propulsão usada pelo ator principal Alec Baldwin

A investigação sobre a morte de Hutchins foi concluída no mês passado e, em 31 de janeiro, Baldwin e a armeira de Rust, Hannah Gutierrez Reed, foram oficialmente acusados ​​de duas acusações de homicídio culposo. 

Agora chegou a notícia de que Baldwin pode enfrentar mais cinco anos de prisão devido a uma nova lei que foi aprovada à medida que este caso de tiroteio avança.

Ator Alec Baldwin pode pegar pena ainda maior

Além da acusação de homicídio involuntário contra ele, Alec Baldwin agora enfrenta uma acusação de “melhoria de arma de fogo” dos promotores do Novo México, que acarreta uma pena de cinco anos por “disparo de arma de fogo no curso de um crime”, como relatado por Variety

No entanto, o aprimoramento não foi incorporado à lei do Novo México até maio de 2022, sete meses após a morte de Halyna Hutchins. Como tal, não está claro se um juiz permitirá que isso seja aplicado a Baldwin durante o próximo julgamento.

Como tal, a Primeira Promotora Judicial Mary Carmack-Altwies e sua promotora especial designada, Andrea Reeb, estão investigando a questão. 

Hannah Gutierrez Reed também está enfrentando a acusação de aprimoramento de arma de fogo, e seu advogado, Jason Bowles, afirma que o escritório do promotor público do Novo México “claramente cobrou um aprimoramento que é proibido pela constituição e pela lei”

Quando o tiroteio no set de Rust ocorreu no final de 2021, a lei do Novo México permitia uma prorrogação de três anos para “brandir” uma arma de fogo durante um crime, mas “brandir” foi especificamente definido como exigindo “intenção de intimidar ou ferir uma pessoa”.

Em meio a todos os últimos desenvolvimentos no caso do tiroteio em Rust, embora Alec Baldwin esteja “supostamente preparado para todos os resultados”, ele também foi descrito como “perturbado”, embora ele e sua esposa estejam fazendo o possível para “se manterem fortes” por seus filhos. 

No que diz respeito ao próprio Rust, foi definido para retomar as filmagens em janeiro, mas por causa das acusações contra Baldwin e Hannah Gutierrez Reed, a produção permanece em pausa. 

Em abril de 2022, o filme foi multado em $ 136.793, a multa máxima permitida pela lei estadual do Novo México.