A nova origem do nome do Batman é extremamente sombria

Parece que o nome do Batman tem uma história muito mais sinistra do que os fãs esperavam. Gotham City: Year One #1 revela que um misterioso criminoso assumiu o apelido anos antes de Bruce Wayne o escolher.

A tragédia se abateu sobre Bruce Wayne em tenra idade, quando viu seus pais serem mortos a sangue frio depois de uma noitada no cinema. Aquele momento colocaria Bruce em uma missão vitalícia para erradicar o crime em todas as suas formas. Bruce viajou por todo o mundo e treinou-se ao ponto da perfeição física. No entanto, apesar de todo o seu treinamento, Bruce Wayne precisava de algo mais para ajudá-lo a se tornar o combatente do crime que sua cidade precisava. 

Ele precisava de um nome que provocasse medo nos corações dos malfeitores. E graças a um morcego rebelde que entrou no estúdio de Bruce, ele assumiu o infame apelido de Batman.

No entanto, anos antes de Bruce sequer sonhar em adotar seu alter ego, outro morcego assombrou Gotham, mas de uma maneira muito mais perturbadora do que o herói jamais o fez. Em Gotham City: Year One #1 por Tom King e Phil Hester, décadas antes de Batman ser o detetive residente de Gotham, a cidade foi auxiliada por Slam Bradley

Bradley se envolve em uma situação bastante difícil quando é solicitado a enviar uma carta para a propriedade de Wayne. Sem o conhecimento de Slam, a filha dos Waynes, Helen, desapareceu e Slam é trabalhado pela segurança privada da elite sob a suposição de que ele está envolvido. 

Constance Wayne informa Bradley sobre o desaparecimento de sua filha, dizendo que a criança desapareceu uma noite e a única pista foi um bilhete deixado no quarto de Helen. Sem nenhum marcador de identificação além de um símbolo de morcego, o marido de Constance, Richard, passou a chamar o sequestrador de “Homem-Morcego”.

Batman recebe uma nova origem para seu nome.
Imagem: DC Comics

O que significa essa nova reviravolta no nome do Batman?

Embora não seja o Batman de Bruce Wayne que causou pânico no início do século 20 em Gotham, esse símbolo infeliz deu à identidade do herói uma origem muito mais sombria. 

Concedido, houve uma história de outros Batman ao longo da história de Gotham. Algumas interpretações têm o pai de Bruce, Thomas, se vestindo de morcego em uma festa que influenciou subconscientemente a futura personalidade do Cavaleiro das Trevas. No entanto, essa versão mais sinistra do primeiro “Bat-Man” de Gotham pode ajudar a explicar por que o nome de Batman é tão temido em toda a cidade.

Bruce assumiu o manto de morcego porque queria que as pessoas, principalmente os criminosos, o temessem. E enquanto muitas pessoas temem o Batman, essa nova reviravolta na história de fundo do nome coloca esse medo sob uma nova luz. 

As pessoas temem o Batman por causa de suas técnicas e métodos particulares? Ou seu nome traz memórias à consciência pública de um bicho-papão que assombrou os Waynes décadas atrás. Aliás, quanto dessa história Bruce sabe? E ele intencionalmente se nomearia em homenagem a um criminoso que vitimizou sua família? 

A nova origem do nome do Batman criou um mistério que os fãs terão que esperar e descobrir as respostas.