A ascensão e queda do Snyderverse na DC
Cineasta deixou o estúdio em 2017
Com esse novo capítulo da DC Studios tendo início nesta última terça-feira, 31 de janeiro, por James Gunn e Peter Safran, muitos se passaram a questionar onde foram os erros feitos pela Warner Bros. que levaram o famoso “Snyderverse” ao seu fim em 2017.
Para isso, nessa matéria, você é levado de volta para o passado, e finalmente entende todos os eventos nessa linha do tempo da história de Zack Snyder no comando da DC Comics. Entenda tudo abaixo.
Ascensão e queda do Snyderverse
Para aqueles que não estão familiarizados, Zack Snyder é um cineasta americano de 56 anos conhecido por seus projetos como Dawn of the Dead, 300 e Watchmen. O cineasta, é claro, também é conhecido por suas longas-metragens na antiga DC Films, onde foi o responsável por grandes polêmicas no estúdio desde 2013.
Para começar, o Snyderverse não é, nada mais e nada menos, do que a visão de Zack Snyder para o futuro da DC Comics, tendo iniciado seu projeto de cinco filmes em 2013, com o Homem de Aço. Com grande bilheteria ao redor do mundo, cerca de U$ 668 milhões, o longa-metragem agradou os fãs, mas a crítica ficou para trás.
Ainda assim, Zack Snyder continuou como o chefão da antiga DC Films, e partiu para seu segundo projeto, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, onde trouxe a estreia de Ben Affleck e Gal Gadot como o Batman e a Mulher-Maravilha. Neste ponto, a história de ambos os filmes não era similar ao que vimos na Marvel Studios, e partia para momentos muito mais pesados e uma audiência mais velha.
Com esse filme, a bilheteria disparou, e o cineasta arrecadou cerca de US872,7 milhões ao redor do mundo, mas novamente falhou em agradar a crítica, e em consequência, as expectativas da Warner Bros. Discovery. Dessa vez, esse era o começo do fim do Snyderverse, visto que até mesmo os fãs estavam decepcionados com o projeto.
Por fim, vemos o fracassado Liga da Justiça, cujo plano original de Zack Snyder contava com duas partes para o longa-metragem. Neste, o projeto já estava em pós-produção quando a filha do diretor, Autumn, cometeu suícidio, e ele oficialmente deixou o cargo de diretor do filme. Após isso, vemos a contratação de Joss Whedon, que era conhecido por seu trabalho em Vingadores e Vingadores: A Era de Ultron, mas procurava dirigir seu próprio filme da Batgirl no futuro.
Nesse momento de Liga da Justiça, com Zack Snyder e o Snyderverse fora do jogo, a Warner Bros, ao lado de Joss Whedon, reformulou o longa-metragem, e retornou as filmagens para transformar o projeto em algo mais similar ao que foi feito pela Marvel. Nisso, levando em conta o tema mais obscuro que o antigo chefão havia optado durante a produção de seu universo, o filme não funcionou, e foi bombardeado de críticas e considerado o maior fracasso da DC nos cinemas.
Na época, mesmo com todas as críticas ao futuro que a DC estava tomando nas mãos de Zack Snyder, era claro que a visão do cineasta para a Liga da Justiça não era a mesma que tinha chegado sob as mãos de Joss Whedon. Não apenas isso, mas também há diversas questões envolvendo o tempo do diretor de Vingadores no set de filmagens, que foi acusado de abuso por Ray Fisher, que interpreta o Cyborgue no Snyderverse. Na época, com diversas outras declarações contra o diretor, a HBO e Whedon partiram para lados, e um caso foi aberto contra o cineasta.
Após esse ponto, Zack Snyder havia partido lados com a Warner Bros. totalmente, e Walter Hamada foi trazido para ser o novo chefe da DC Films entre os anos de 2018 e 2021. Após isso, diversos longas-metragens foram feitos, todos com a intenção de se afastarem da visão do antigo cineasta, e o resto é a história que todos conhecem.
Voltando a Snyder, as péssimas atitudes da Warner Bros. em reformularem seu longa-metragem completamente em meio ao suícidio de sua filha foram bastante polêmicas nas redes sociais, e os fãs começaram um grande movimento chamado “Release The SnyderCut”. Para aqueles que não estão familiarizados, este é um pedido para que a Zack Snyder retornasse ao estúdio uma última vez para entregar sua visão de Liga da Justiça aos cinemas.
Após três anos de muitos pedidos, inclusive de todos aqueles que são os protagonistas do filme, Toby Emmerich, CEO da Warner Bros. Pictures, entrou em contato com o cineasta para trazer sua versão ao público, e a confirmação veio em março de 2020. Na época, todos os atores retornaram ao set de filmagens para as gravações de novas cenas, e Snyder retornou aos trabalhos no último longa-metragem do Snyderverse por cerca de um ano.
O projeto, que os fãs conhecem como Liga da Justiça de Zack Snyder, tem mais de quatro horas, e foi um grande sucesso pela crítica, mas continua sendo o último toque do cineasta em seu Snyderverse. Até onde sabemos, James Gunn e Snyder são amigos, mas nada foi dito sobre um possível retorno do diretor a um futuro projeto na DC Studios.
Confira o trailer de Liga da Justiça de Zack Snyder, longa-metragem de 2021
Liga da Justiça de Zack Snyder, o último projeto do Snyderverse, está disponível para visualização através da HBO Max.