Siga-nos também em

Artigo

Saiba o que são príons | Doença que transforma os vampiros de ‘Apocalipse V’

Saiba o que são príons | Doença que transforma os vampiros de 'Apocalipse V'

Saiba sobre a “ciência” por traz de Apocalipse V

 

A mais nova estreia da Netflix é a série Apocalipse V. Baseada na série de livros V Wars, o título é estrelado por Ian Somerhalder e grande elenco.

A trama segue um médico cientista que após ter pessoas próximas expostas a um patógeno que transforma humanos em vampiros, inicia uma busca incansável atrás da cura.

 

 

Acontece que durante suas pesquisas, descobre-se que os patógenos não são de origem viral, fungos ou bactérias. Trata-se dos famosos príons.

Na série, os personagens usam em grande escala esse termo. Por isso, fomos atrás para podermos explicar como funciona a contaminação dos vampiros em Apocalipse V.

 

 

Diferentes dos vírus, fungos ou protozoários, príons são patógenos (causadores de doenças) de tamanhos diminutos, que também são capazes de causar doenças e infecções.

 

“Os vampiros que estão acontecendo aqui são baseados na ciência. Isso é mais em tempo real, acontecendo na sua frente. Então, você está assistindo esta doença assumir o controle, mas ela está aterrada. [Se] alguém morre nesse programa, a pessoa desaparece. Isso aumenta os riscos [de contaminação da doença]. E se isso estivesse acontecendo na minha frente?” – Disse o ator em entrevista.

 

Além disso, sua origem é verídica em nossa existência e foram descobertas por Stanley Pruisner, um bioquímico da Universidade da Califórnia. Na época, os príons foram os responsáveis pela “doença da vaca louca”.

Príons são responsáveis por doenças degenerativas do sistema nervoso central. Muitas vezes, causam alterações na coordenação motora e psique.

Na série, os príons foram usados para justificar as alterações biológicas que acontecem com os humanos, fazendo-os se alimentarem basicamente de sangue humano, tendo alteradas suas forças, audição, visão e raciocínio.

É por isso, que Dr. Luther Swann, o protagonista da série, busca uma forma de isolar esse patógeno para que ele não reaja com um gene particular, presente em parte dos seres humanos.

Com uma temporada de 10 episódios, Apocalipse V está disponível no catálogo da Netflix.

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas