Por que demorou tanto tempo para haver um filme live-action da Barbie?

O filme deveria ter sido lançado em 2018 com Anne Hathaway no papel principal

Em 21 de julho de 2023, verá o lançamento de Barbie, o primeiro filme de ação live-action com a icônica boneca da moda da Mattel, mas por que demorou tanto? Por 64 anos, a Barbie dominou o mercado de bonecas, com a marca gerando vendas de 1,49 bilhão de dólares americanos apenas em 2022.

Tanto Transformers quanto G.I. Joe Films têm sido propriedades lucrativas para o rival da Mattel Hasbro, o filme LEGO provou que um filme de sucesso poderia ser construído em torno do mais simples dos brinquedos e a franquia Toy Story continua com o anúncio do Toy Story 5. Então, enquanto aguardamos o filme, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling no que deve estar entre as escolhas de elenco mais perfeitas de todos os tempos, aqui está a história de tentar obter um live-action da Barbie no cinema.

Um filme da Barbie é cogitado há mais tempo do que você imagina

A criação da empresária americana Ruth Handler, Barbie, foi lançada pela Mattel em 9 de março de 1959, mas não foi até 2009 que se falou de um filme live-action com a Barbie.

Na época, a Universal Pictures estava por trás disso, mas nunca passou do estágio de discussão. A Sony assumiu a propriedade e anunciou em 2015 que um filme live-action seria lançado em 2 de junho de 2017. Não apenas isso, mas ela também contratou a vencedora do Oscar Diablo Cody para escrever o roteiro. Infelizmente, Cody simplesmente não conseguiu montar o roteiro, admitindo: “Eu falhei tanto neste projeto. Eu literalmente não consegui escrever um roteiro para a Barbie. Deus sabe que eu tentei.”

A Sony então recorreu à comediante Amy Schumer no final de 2016, que elaborou o roteiro com sua irmã e escritora Kim Caramele. De acordo com o roteiro, Barbie (Schumer), uma inventora ambiciosa, seria expulsa da Barbielândia por não ser perfeita o suficiente.

Quatro meses após o início do projeto, Schumer renunciou, alegando conflitos de agenda na época. Mais tarde, ela admitiu que o estúdio estava em conflito sobre a direção que o filme deveria tomar, e essas diferenças criativas foram suficientes para matar o projeto.

A Sony ainda não terminou e abriu negociações com a atriz Anne Hathaway para assumir o papel, ainda de olho no lançamento em junho de 2018. Isso foi adiado para uma janela de lançamento em maio de 2020, com Hathaway ainda anexada ao papel. No entanto, sem um filme sendo feito, as opções da Sony para os direitos cinematográficos da Barbie expiraram e foram assumidas pela Warner Bros., que finalmente está promovendo uma Barbie real, honesta e boa para os cinemas.

trailer-barbie
Imagem: Reprodução

Mattel é muito protetora com a Barbie

Outro fator responsável pelo atraso do filme live-action da Barbie é a proteção da imagem da Barbie pela Mattel. Em 1995, quando estava criando o roteiro que viria a criar Toy Story, da Pixar, a Mattel foi abordada sobre a aparição da Barbie no filme.

O roteiro original pedia que Barbie, uma heroína de ação festeira, ultrafeminina e durona no estilo de Sigourney Weaver, passasse em seu Corvette rosa, colocasse os brinquedos no carro e os levasse para um local seguro. A Mattel simplesmente não toleraria aquela representação de sua preciosa Barbie.

Segundo o diretor John Lasseter, a Mattel “acreditava que, quando as meninas brincam com a Barbie, elas criam a personalidade do brinquedo. Eles não queriam que nós (Pixar) disséssemos: ‘Quando a Barbie ganha vida, é isso’. “Claro, a Mattel mudaria de opinião depois de ver como o filme honrava a história dos brinquedos reais (e quanto dinheiro foi ganho) e permitia que a Barbie, dublada pela estimada atriz Jodi Benson, fosse usada em Toy Story 2.

A Barbie da diretora Greta Gerwig chegará aos cinemas em julho, cerca de 14 anos após o início das conversas sobre um filme de ação ao vivo (e provavelmente apenas cerca de 25 anos depois que Margot Robbie brincou pela última vez com suas bonecas Barbie).

O enredo do filme está em segredo no nível do MCU, apenas sugerindo que o filme é sobre beleza interior, diversidade, inclusão, casas dos sonhos e grandes sequências de dança. Mas com base no trailer, parece que o filme vai homenagear a história da Barbie, com Robbie vestido com um maiô vintage listrado em preto e branco e rabo de cavalo que imita a encarnação original da boneca de 1959.

Embora a Mattel tenha chegado um pouco atrasada para a festa, procurou trazer mais de suas propriedades para Hollywood, com o anúncio de um filme de Hot Wheels produzido por J.J.