Perfect Blue | O filme que inspirou Aronofsky em Requiem Para Um Sonho e Cisne Negro

Porque até Darren Aronofsky tem lá suas referências

Para quem gosta de drama psicológico, Darren Aronofsky é um diretor ímpar. Responsável por Requiem Para Um Sonho, Cisne Negro e o recente Mãe!, até Aronofsky tem suas referências: Perfect Blue é uma delas.

Bridgerton: Segunda Temporada Tem Suas Gravações Encerradas

Vem aí Casa Gucci, filme estrelado por Lady Gaga

Attack On Titan: Segunda Parte Do Anime Ganha Trailer e Data De Lançamento

 

Perfect Blue Image

 

A animação japonesa de 1997 roteirizada Sadayuki Murai e dirigida por Satoshi Kon, torna-se um elemento importante na composição de duas de suas grandes obras.

Por isso, conheça agora Perfect Blue, o filme que inspirou Aronofsky em Requiem Para Um Sonho e Cisne Negro.

 

19754

 

Perfect Blue conta a história de Mima Kirigoe, membro de um famoso e carismático grupo feminino de música pop chamado “CHAM!”. Em dado momento de sua carreira, ela decide explorar novos horizontes, sobre a orientação de seus empresários, tornando-se atriz. Este fato passa a não ser muito bem recebido por parte de seus fãs, que passam a criticá-la. Fatos, como a presença de um estranho indivíduo que passa a persegui-la, o surgimento de um site que relata a rotina de Mima escrita por alguém que se passa por ela começam a atormentá-la. A pressão de ser bem sucedida em uma nova área faz com que ela aceite se sujeitar a cenas mais sensuais e agressivas tornando seu caos interno ainda mais intenso. A trama fictícia em que ela atua trata-se de um misterioso assassino que a polícia tenta capturar intitulada ‘Double Bind’ (Duplo Vínculo). A medida que sua história avança, Mima confunde fantasia e realidade chegando a fazê-la questionar de sua própria sanidade.

 

Perfect Blue Satoshi Kon Mima rape scene

 

Requiem Para Um Sonho

 

Foi para Requiem Para Um Sonho que Aronofsky comprou os direitos de Perfect Blue para reproduzir a famosa cena da banheira, em que Jennifer Connelly pragueja imersa embaixo d’água.

 

Requiem PerfectBlue

 

Cisne Negro

 

Para Cisne Negro, Perfect Blue apresenta muito mais semelhanças do que o próprio Aronofsky assume. A protagonista confunde fantasia com realidade, cobra muito de si mesma e comete insanidades devido a sua falta de controle do que é ou não real. Dados momentos, os fotogramas apresentam-se muito parecidos com a animação. A visceralidade é também marca registrada tanto em Perfect Blue quanto em Cisne Negro.

 

d2d52870427906d1187d0fccb1fa9d99

 

Perfect Blue venceu na categoria de Melhor Filme Asiático na premiação Fantasia Film Festival, em 1997, além de faturar o Fantasporto na categoria de Melhor Animação em 1998 e ser indicado ao Golden Reel Award em 2000.

A saga é baseada no romance homônimo Yoshikazu Takeuchi.

Com elemento de gore, Perfect Blue é um suspense psicológico latente e visceral, com um final surpreendente, assim como Paprika está para A Origem.

 

Perfect Blue 1997

 

Para quem gosta de conhecer as referências, vale a pena conferir.