Siga-nos também em

Artigo

Para ler em um dia: O Homem que Foge (Nigeru Otoko)

Confira mais uma dica de leitura de um mangá one-shot lançado recentemente no Brasil pela Editora JBC. Nigeru Otoko surpreenderá você.

Confira mais uma dica de leitura de um mangá one-shot lançado recentemente no Brasil pela Editora JBC

 

O Homem que Foge, ou Nigeru Otoko (no original), é um mangá escrito e ilustrado por Natsume Ono. Volume único, a história é vendida como uma fábula para adultos, abordando temas do cotidiano dentro de um cenário fantástico.

 

Sinopse: Nesta floresta, apenas crianças enxergam o urso. Dizem que a pessoa que encontrá-lo e passar um dia inteiro em sua companhia terá um desejo atendido. 

Um conto de fadas para adultos por Natsume Ono. 

Em meio a um grande suspense, Nigeru Otoko convida o leitor a uma reflexão sobre as consequências das decisões que são tomadas ao longo da vida. Com seu traço delicado e uma narrativa densa, Natsume Ono leva seus protagonistas a enfrentarem seus medos e temores ao mesmo tempo que surpreende o leitor com uma fábula moderna e introspectiva.

 

(Capa nacional de Nigeru Otoko | Editora JBC)

 

O mangá tem um traço bem diferenciado, distante do tradicional traço japonês que estamos acostumados. Quando digo isso não estou querendo dizer que o traço é ruim, muito pelo contrário, é um belo traço.

A história é contada com poucos diálogos e muitas expressões, é necessário interpretar além da superfície. O Homem que Foge é aquele tipo de história que terá um sentido diferente para cada leitor e, no final, todos eles estarão corretos. A finalidade aqui não é explicar algo de forma clara e objetiva, e sim, trazer a tona suas preocupações/medos e os motivos que levariam você a ter a mesma atitude do protagonista, afinal, quem nunca quis sumir e ficar sozinho para sempre (para sempre até a raiva passar, rsrs). Cada pessoa é única e cada um lida de forma diferente com as adversidades da vida, por isso, cada leitor terá sua própria interpretação de acordo com sua vivência e experiência.

 

Sobre a autora: Famosa no Japão por obras como Ristorante Paradiso, Natsume Ono é representante de uma nova geração de autores de mangás de sucesso voltados para o público adulto. Desde o ínicio de sua carreira em 2003, a desenhista flerta com os mais diversos generos de histórias – desde comédias e romances a dramas existencialistas. Outro mangá de sua autoria, House of Five Leaves, também ganhou versão em anime. Nigeru Otoko, lançado no Japão originalmente entre 2010 e 2011 pela editora Ohta Shuppan, é uma de suas grandes criações.

 

Uma obra recomendadíssima para fugir um pouco dos títulos mais tradicionais à que estamos tão acostumados.

 

 

Comentários via Facebook

Contadora (de números e histórias). Aquariana típica, meio futurista, meio démodé. Amante do universo literário e da cultura japonesa. Sempre com um livro e um mangá na bolsa, sonhando acordada a cada página virada. Apreciadora do bom e velho rock n roll. Filmes, animes, séries e um bom jogo de futebol também fazem parte dos meus dias. Acredito fielmente que feito é melhor do que perfeito.

Mais lidas