Os melhores jogos que se passam na Era Vitoriana

A Era Vitoriana capturou a imaginação de muitos desenvolvedores e escritores dentro do espaço dos videogames, cobrindo uma infinidade de gêneros. E os jogadores podem esperar mais por vir, já que Circus Electrique e The Excavation of Hob’s Barrow chegarão ainda este ano para mais títulos inspirados nesta era da história.

Já existem muitos jogos que se passam diretamente nesse período ou que foram inspirados por ele para criar uma história nova e distorcida. Sejam títulos clássicos do PS1, sucessos de PC ou parte de uma franquia de sucesso global, esses são apenas alguns dos melhores jogos da Era Vitoriana.

Os melhores jogos que se passam na Era Vitoriana:

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments

A Frogwares não é estranha quando se trata de adaptar as páginas de Sherlock Holmes em videogames, como fizeram vários ao longo dos anos. Este jogo apresenta seis casos que Holmes e seu assistente Watson devem tentar resolver usando uma mecânica de dedução através de múltiplas perspectivas de câmera.

Ocorrendo dentro e fora de Londres, os jogadores exploram alguns locais icônicos da Inglaterra como era na época. Com gráficos lindos e iluminação detalhada, o jogo funcionou como uma máquina do tempo brilhante para vislumbrar a história da Inglaterra.

sherlock holmes crimes and munishments
Imagem: STEAM

Alice: Madness Returns

American McGee é facilmente um dos designers mais célebres da indústria de videogames, pois não trabalhou apenas nos jogos Doom e Quake, mas também adaptou Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll para criar um jogo com fortes visuais góticos vitorianos. E os fãs tiveram que esperar onze anos para finalmente ver uma sequência do jogo, pois Alice deve salvar um País das Maravilhas corrompido.

Enquanto a maior parte do jogo acontece nas diversas e distorcidas paisagens do País das Maravilhas, os jogadores ocasionalmente veem Alice explorar o mundo real. Mas o jogo usa o período de tempo e o cenário para contar uma história sombria sobre corrupção e status social da época, bem como o tratamento de pacientes em enfermarias psiquiátricas.

alice madness returns
Imagem: EA

The Great Ace Attorney: Adventures

Originalmente lançado como um título 3DS em 2015, os fãs dos jogos Ace Attorney foram enviados de volta no tempo para ajudar a resolver os casos e defender seus clientes no tribunal como o ancestral de Phoenix Wright, Ryonuske Naruhoda. Com toda uma série de novos personagens animados para se juntar ao jovem protagonista em sua aventura, os fãs adoraram tanto que também não receberam uma sequência, mas ambos os jogos também foram empacotados para consoles e PC.

Misturando a Londres vitoriana e o período Maiji do Japão, o jogo abrange as eras e a história de ambos os países, respectivamente, em seus designs de personagens e maneirismos.

The Great Ace Attorney além de se passar na Era Vitoriana, lembra muito o icônico Sherlock Holmes.
Imagem: Parliamo Di Videogiochi

Dishonored

A Arkane Studios é conhecida nos últimos anos por desenvolver uma série de jogos FPS únicos e divertidos, incluindo Deathloop e Prey. Mas sua franquia Dishonored continua sendo uma de suas melhores peças de trabalho, onde o primeiro jogo viu um assassino vingativo furtivamente e matar seu caminho pela cidade fictícia de Dunwall. E mesmo que os fãs fiquem chocados ao saber que ele completou dez anos este ano, ainda vale para muitos hoje

Apesar dos muitos elementos ficcionais apresentados ao longo do jogo, ele é fortemente influenciado pelos anos 1800 com sua moda, cenografias e até mesmo a cruel industrialização da caça às baleias. E seu mundo lindo e a jogabilidade divertida fizeram com que ele gerasse uma sequência e um título independente que foram todos bem recebidos.

dishonored
Imagem: PSN Store

Bloodborne

Este ano foi ótimo para os fãs da FromSoftware, pois Elden Ring também não só atendeu às expectativas, mas foi também um dos melhores jogos para muitos este ano até agora. E para aqueles que podem não ter jogado seus jogos anteriores, os fãs recém-descobertos podem desfrutar de seu jogo gótico ao estilo Souls, Bloodborne.

Com lobisomens bestiais, humanos amaldiçoados e monstros híbridos imponentes para derrubar, a cidade fictícia de Yharnam é um local vitoriano de pesadelo que não é visto desde Nightmare Creatures. Pode ser um de seus jogos mais difíceis, mas prova ser um dos melhores jogos da FromSoftware também.

Bloodborne é um dos melhores jogos da FromSoftware, e se passa na Era Vitoriana.
Imagem: PlayStation/FromSoftware

Assassin’s Creed Syndicate

Cada jogo de Assassin’s Creed levou os jogadores a algumas das maiores eras da história da humanidade em cidades icônicas. Seja Atenas na Grécia Antiga ou Florença durante o Renascimento italiano, os desenvolvedores da Ubisoft conseguiram criar jogos furtivos emocionantes em torno desses locais icônicos, além de atuar como uma lição de história interativa.

Assassin’s Creed Syndicate leva os jogadores a Londres durante a era vitoriana para ajudar figuras históricas da época, como Florence Nightingale e Charles Dickens. E além de aprender uma coisa ou duas com essas figuras importantes, os fãs da série podem finalmente fazer parkour em Londres para ver a cidade de uma maneira totalmente nova que muitos não seriam capazes de fazer antes do lançamento desta entrada.

Assassin's Creed Syndicate é um dos melhores jogos a se passar na Era Vitoriana.
Imagem: TechTudo