Morre Eugene N. Parker, revolucionário dos estudos do Sol, aos 94 anos

Astrofísico Eugene Parker marcou história com teoria do vento solar

A Nasa anunciou nessa quarta-feira (16) que o Dr Eugene N. Parker faleceu aos 94 anos de idade. Heliofísico, durante sua carreira foi muito importante para os estudos do Sol, ele também se dedicou a estudar outras estrelas do universo.

O administrador da Nasa, Bill Nelson, falou sobre o Dr Eugene e o descreveu como umas das grandes mentes científicas.

“As contribuições do Dr. Eugene Parker à ciência e ao entendimento de como nosso universo funciona toca muito do que fazemos na NASA”, disse. “O legado do Dr. Parker seguirá vivo em várias missões ativas e futuras da NASA, construídas sobre seu trabalho”, concluiu o administrador.

Eugene
Imagem: Correio Braziliense

Dr Eugene N. Parker

Parker se formou em Física pela Michigan em 1948 e fez doutorado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em 1951. O astrofísico teve destaque por desenvolver a teoria do vento solar em 1950.

Seu principal legado foi a descoberta dos ventos solares, ao considerar que o Sol produz um fluxo constante de partículas carregadas que fluem através do Sistema Solar. Em 2017 a sonda espacial Solar Probe Plus recebeu o nome de Parker como homenagem por seu magnífico trabalho na área. Chamada de Parker Solar Probe, a sonda entrou na atmosfera em dezembro de 2021, marcando história.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Imagem: Folha UOL