John Romita Sr., lendário artista da Marvel e co-criador do Wolverine, morre aos 93 anos

Lendário artista da Marvel morre aos 93 anos

Lendário artista da Marvel e co-criador do Wolverine, John Romita Sr., morre aos 93 anos

John Romita Sr., um dos principais artistas da história da Marvel Comics que co-criou personagens como Wolverine, o Justiceiro e Mary Jane Watson, morreu nesta terça-feira. Ele tinha 93 anos.

Veja mais:

Decepções Mágicas: 10 filmes de magia com os piores efeitos de CGI

Com Ian McKellen, uma das MELHORES adaptações de Sherlock Holmes está na Netflix

Ansioso para The Flash? Animação ESQUECIDA retrata uma das mais icônicas histórias do herói

A morte de Romita Sr. foi confirmada por seu filho, o também quadrinista John Romita Jr., em uma publicação no Twitter na noite de terça-feira.

“Digo isso com o coração pesado”, escreveu Romita Jr. “Meu pai faleceu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, guardem seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que conheci.”

Embora as principais contribuições de Romita Sr. tenham sido feitas na Marvel Comics, ele dividiu o tempo entre a empresa e a rival DC Comics no início de sua carreira. Ele nasceu no Brooklyn em 24 de janeiro de 1930 e trabalhou na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics, nos anos 1940, e a DC Comics, nos anos 50 e 60.

John Romita Sr. foi lendário para a Marvel e o personagem Wolverine

Em 1966, John Romita Sr. assumiu o lugar do artista Steve Ditko na série “O Espetacular Homem-Aranha, trabalhando ao lado do editor-chefe da Marvel, Stan Lee, na série e moldando a concepção atual do super-herói. 

O mandato de Romita Sr. em “Homem-Aranha” apresentou o eterno interesse amoroso de Peter Parker, Mary Jane Watson, bem como o chefe do crime Rei do Crime, agora um pilar em toda a galeria de vilões da Marvel. Uma rivalidade com Stan Lee acabou terminando seu tempo na série.

Outros personagens duradouros do “Homem-Aranha” criados por Romita Sr. incluíam o vilão Vulture, o mafioso Hammerhead, o Shocker com poder sônico, o Duende Macabro, o jornalista Robbie Robertson e o pai de Gwen Stacy, George Stacy. 

Romita Sr. também participou da criação do trágico e seminal enredo “The Night Gwen Stacy Died”, considerado uma das melhores histórias do “Homem-Aranha” já contadas.

Ele também ajudou a criar Luke Cage, o vilão do Demolidor, Bullseye e Wilson Fisk, também conhecido como o malvado Rei do Crime. Quase todos esses personagens aparecem inúmeras vezes no cinema e na TV, live-action e animados. 

A morte de Romita Sr. ocorre uma semana após a sequência de “Homem-Aranha”, da Sony, “Across the Spider-Verse”, chegar aos cinemas e dominar as bilheterias.

Romita Sr. foi introduzido no Eisner Awards Hall of Fame em 2002 e no Inkwell Awards Hall of Fame em 2020. Ele deixa a esposa, Virginia, e os filhos Romita Jr. e Victor.

John Romita
Imagem: Game Arena

Sobre a Marvel

Marvel Comics é uma editora de quadrinhos americana e propriedade da The Walt Disney Company desde 31 de dezembro de 2009. A Marvel foi fundada em 1939 por Martin Goodman como Timely Comics e, em 1951, passou a ser conhecida como Atlas Comics

A era da Marvel começou em junho de 1961 com o lançamento do Quarteto Fantástico e outros títulos de super-heróis criados por Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e muitos outros. A marca Marvel, que havia sido usada ao longo dos anos e décadas, foi solidificada como a principal marca da empresa.

A Marvel é conhecida por seus personagens icônicos, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Doutor Estranho, Hulk, Demolidor, Wolverine, Pantera Negra e Capitã Marvel, além de equipes populares de super-heróis, como os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e Guardiões da Galáxia.