House of the Dragon – Saiba o que foi a Dança dos Dragões

House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones, ela apresenta o continente de Westeros 200 anos antes dos acontecimentos da série titular.

Um dos principais pontos do spin-off é a Dança dos Dragões, uma terrível e grandiosa guerra civil que aconteceu na família Targaryen e que levou a extinção da maioria dos dragões. Esse evento é descrito no livro Fogo & Sangue, escrito por George R. R. Martin, ele basicamente é a obra que baseia a série House of the Dragon.

A Dança dos Dragões é uma guerra de sucessões ao Trono de Ferro entre Rhaenyra e Aegon II, após a morte do Rei Viserys I. Essa guerra destruiu vários ramos da família Targaryen e causou a morte de quase todos os dragões.

O Rei Viserys I casou-se com Aemna, com quem teve três filhos. Porém só uma ficou viva, a Rhaenyra. Depois da morte de sua esposa e as ações desonrosas de seu irmão, Viserys decidiu nomear Rhaenyra como herdeira, algo que ia de frente com os costumes sexistas da época.

A partir de então a princesa começou a frequentar o pequeno conselho, para aprender como governar o reino.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Alguns anos depois, Viserys acabou se casando novamente, com a filha da Mão do Rei, Alicent Hightower, e com ela ele teve mais três filhos. Dois meninos, Aegon e Aemond, e uma menina chamada Helaena.

Após o nascimento de seu primogênito homem, o pequeno conselho esperava que Viserys desistisse da ideia de deixar a sucessão com Rhaenyra, e nomeasse Aegon seu filho homem mais velho. Mas o rei não faz isso, e quando ele morre, Sir Criston Cole contraria sua vontade e nomeia Aegon II como rei. Quando descobre isso, Rhaenyra fica furiosa e acaba até perdendo um filho. Ela convoca seus exércitos para a batalha, assim como Alicent o faz.

Dessa forma, os exércitos são divididos entre Pretos e Verdes, pois essas foram as cores que representaram as duas facções durante o aniversário de casamento de 5 anos de Viserys e Alicent.

O Conselho Negro

Após a guerra começar, Rhaenyra criou seu próprio conselho, junto a seu atual marido Daemon Targaryen, seus filhos Jacaerys, Lucerys e Joffrey, e também os membros da casa Velaryon, Corlys e sua esposa Rhaenys.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Mesmo que os Pretos tivessem mais dragões, os Verdes também não ficavam para trás, pois tinham o Vhagar, o maior de todos os dragões. Além disso, dos 9 dragões que os pretos tinham, apenas 5 eram adultos e podiam batalhar.

Eles acreditavam que teriam aliados nas Terras Fluviais, e então Daemon sai com seu dragão para conquistar Harrenhal. Rhaenyra nesse meio tempo domina toda a Pedra do Dragão. Já seus filhos, cada um vai para um lado, Jacaerys vai ao norte, tentar recrutar os Starks e os Manderlys para os Pretos, enquanto Lucerys vai a Ponta Tempestade em busca do Lorde Boros.

Pouco tempo depois, um soldado da Guarda Real chega a Pedra do Dragão e dá a Rhaenyra a coroa de seu pai, a coroando como Rainha, enquanto Daemon se torna o Protetor do Reino.

Uma vez rainha, Rhaenyra declara Alicent e seu pai Otto Hightower como traidores da Coroa, mas permite que seus meio-irmãos fiquem vivos, caso eles se rendam. Aegon II fica furioso ao ouvir isso e declara Rhaenyra e Daemon como traidores.

Buscando a paz, o Grande meistre Orwyle vai a Pedra do Dragão, com uma excelente proposta para acabar com a guerra. Rhaenyra recusa ela, e Corys parte para avisar Daemon para começar o ataque.

O Protetor do Reino consegue dominar Harrenhal com facilidade e mantem diversos reféns importantes, como Simon Strong e seus netos.

As Batalhas

Depois da tomada de Harrenhal, os Sete Reinos são divididos em dois, entre os Pretos e os Verdes. E com isso, várias batalhas ocorrem, resultando na morte de vários Targaryens e também de seus dragões.

Aemond, que monta Vhagar, foi o responsável pela morte de Lucerys e seu dragão, como vingança por ter perdido um olho para o garoto na juventude. E isso inicia de fato as grandes batalhas.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Daemon querendo se vingar por ter perdido um filho, envia dois assassinos, Queijo e Sangue, ao castelo da rainha Alicent. Os assassinos matam a camareira e mantem a rainha refém até que sua filha Helaena chega com suas duas crianças. Eles então pedem para a Helaena escolher um de seus filhos para morrer, ela acaba escolhendo Maelor, e então o assassino faz o oposto e mata Jaeharys, indo embora em seguida.

Depois disso, Helaena não consegue mais olhar nos olhos de Maelor, por saber que ela escolheu ele para morrer, dessa forma ela enlouquece a acaba se atirando de uma torre.

Na batalha de Ninho do Corvo, a princesa Rhaenys conseguiu ferir o dragão de Aegon II, Sunfire, mas como o Vhagar também estava junto, ela não sobreviveu a luta e nem seu dragão Meleys. Aegon só ficou com alguns ossos quebrados.

House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Posteriormente, em um esquema ousado, Aemond e Criston Cole são enganados para avançar para Harrenhal, e encontram o local vazio.

Com Porto Real sem o Vhagar, Daemon e Rhaenyra conseguem tomar o local facilmente. Eles poupam Alicent, mas decapitam Otto Hightower. Enquanto isso, Aegon toma a Pedra do Dragão após enfrentar Lady Baela e seu dragão Moondancer.

Depois de tomar Porto Real, Daemon volta para Harrenhal para aguardar Vhagar. Ele e seu dragão Caraxes fazem uma batalha espetacular, que resulta na morte de Aemond e Vhagar. Os restos de Daemon nunca foram encontrados, então não é possível saber se ele sobreviveu ou não.

Revolta de Porto Real e morte de Rhaenyra

Após o suicídio de Helaena, que se jogou de uma torre, o povo de Porto Real inicia uma grande revolta, pois acreditavam que a rainha não poderia mais proteger seus súditos. Com os cidadãos avançando, Joffrey tenta fugir usando o Syrax, o dragão de sua mãe, mas acaba caindo da fera e morre esmagado no chão.

O ataque da população consegue matar os dragões Shykos, Tyraxes, Morgul e Dreamfyre e no fim Rhaenyra tem que fugir para Pedra do Dragão com seu único filho vivo, Aegon III, o Jovem.

Chegando lá, ela descobre que o local foi tomado por Aegon II, e os dois são capturados pelos homens dele. Ele não perde tempo e faz com que seu dragão devore Rhaenyra, enquanto mantém seu filho preso.

A guerra só chega ao fim quando Aegon, o Jovem, mata seu tio Aegon II, e se torna o Rei de Westeros.

Ele negocia com o outro lado para que os conflitos parem, e acalma a população. Os vários anos de guerra reduziram bastante a linhagem Targaryen, o rei teve muitos filhos depois, mas nunca conseguiram chegar ao número que havia antes da Dança dos Dragões.