Homem de Ferro, Carrie e A Pequena Sereia entram para o National Film Registry dos EUA
Longa-metragem
Homem de Ferro (2008) é sem dúvidas um dos filmes que mais faz parte da vida de crianças da nova geração, especialmente no Brasil, onde constantemente era exibido na Temperatura Máxima, nas tardes de domingo, ou na Tela Quente, nas noites de segunda-feira.
Tendo sido o primeiro filme da Marvel Studios a ser produzido, o longa-metragem também tem grande importância para o estúdio, visto que deu o pontapé no Universo Cinematográfico Marvel. E agora, mais de 10 anos desde seu lançamento, ele é selecionado para fazer parte do National Film Registry.
Confira abaixo.
Homem de Ferro é selecionado para o National Film Registry
Para aqueles que não conhecem, o National Film Registry é uma seleção anual de 25 filmes que são considerados “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos” para preservação na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
E com o final do ano estando batendo em nossa porta, o Deadline reporta a lista de filmes que foram selecionados em 2022, contando com Homem de Ferro (2008) como um dos mais recentes longas-metragens.
Estrelado por Robert Downey Jr. e dirigido por Jon Favreau, o longa-metragem foi responsável por lançar o Universo Cinematográfico Marvel, sendo até hoje considerado um dos melhores filmes já feitos entre todas as produções do estúdio.
Em declaração ao Deadline, Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios, deu uma pequena fala sobre o longa-metragem, contando um pouco de sua história e o quão significativo é saber que o filme agora se junta ao National Film Registry.
“Homem de Ferro foi o primeiro filme que a Marvel Studios produziu independentemente. Foi o primeiro filme que nós tivemos todo o controle criativo e supervisão, e foi realmente uma aposta grande para o estúdio. A noção de que aqui estamos, quase 15 anos após o lançamento, e chegamos a nos juntar ao Film Registry nos diz que o filme aguentou o teste de tempo e ainda é significante para audiências ao redor do mundo.”
Além de Homem de Ferro, filmes como Carrie e A Pequena Sereia também fazem parte da lista. Abaixo, você pode conferir todos os longas-metragens que se juntaram ao National Film Registry, agora com cerca de 850 produções selecionadas em sua história.
- Mardi Gras Carnival (1898)
- Cab Calloway Home Movies (1948-1951)
- Cyrano de Bergerac (1950)
- Charade (1963)
- Scorpio Rising (1963)
- Behind Every Good Man (1967)
- Titicut Follies (1967)
- Mingus (1968)
- Manzanar (1971)
- Betty Tells Her Story (1972)
- Super Fly (1972)
- Attica (1974)
- Carrie (1976)
- Union Maids (1976)
- Word is Out: Stories of Our Lives (1977)
- Bush Mama (1979)
- A Balada de Gregório Cortez (1982)
- Itam Hakim, Hopiit (1984)
- Hairspray – Em Busca da Fama (1988)
- A Pequena Sereia (1989)
- Línguas Desatadas (1989)
- Harry e Sally – Feitos Um para o Outro (1989)
- House Party: A Noite É uma Criança(1990)
- Homem de Ferro (2008)
- Pariah (2011)
Na época, Homem de Ferro foi um grande tiro no escuro da Marvel Studios, visto que o personagem era muito pouco conhecido entre os fãs dos quadrinhos. Com o sucesso de Homem-Aranha de Tobey Maguire e Sam Raimi, a empresa chegou a bater US$ 585 milhões em bilheteria ao redor do mundo, superando seu orçamento de US$ 140 milhões.
Confira o trailer de Homem de Ferro, dirigido por Jon Favreau
https://www.youtube.com/watch?v=8ugaeA-nMTc
Homem de Ferro está disponível para visualização na Disney+.