Governo lança RG Único e dará fim ao antigo documento

Com a padronização, número de RG vai deixar de existir e só valera o número do CPF

O governo federal lançou a nova Carteira Nacional de Identidade (RG Único), que vai unificar os documentos Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos cidadãos.

Euphoria: Ashtray pode retornar para a terceira temporada, diz Javon Walton

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa deve ser o ganhador de filme favorito do público no Oscar

Lady Gaga e Zoë Kravitz estão entre apresentadoras do Oscar 2022

Após Fleabag, Phoebe Waller-Bridge se prepara para produzir nova série na Amazon Prime Video

Governo lança RG Único e dará fim ao antigo documento

Com o RG Único, o governo prevê evitar fraudes, já que no sistema atual, se uma pessoa perder o RG e solicitar um novo em outro estado, ele terá um número diferente. Sendo possível ter até 27 números de RGs diferentes, um em cada estado.

A principal mudança da carteira de identidade será no número atual do RG, que deixará de existir, sendo substituído pelo número do CPF. E caso o cidadão peça a emissão de um novo RG, em um estado diferente daquele em que fez o seu primeiro, esse automaticamente será considerado 2° via.

O novo documento contará com um formato físico e digital, com um código de barras e validação de autenticidade por QR Code. A nova carteira de identidade poderá ser considerada também um documento de viagem, ela terá o código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes. Porém, só será possível usá-la para viajar à países do Mercosul.

Não é preciso ter pressa para trocar de RG, com a mudança, o RG atual continuará valendo por 10 anos. A única exceção são para os idosos acima de 60 anos, para eles o documento valerá “por prazo indeterminado”. O novo documento pode ser emitido a partir dessa terça-feira (1°) e deverá ser adotada de forma padrão pelos institutos nacionais de identificação até 6 de março de 2023.

A emissão da carteira de identidade será gratuita e continuará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado. Caso o cidadão ainda não tenha o CPF ao emitir o novo RG, o órgão de identificação local já realiza de imediato a inscrição do cidadão no CPF.

Ao receber a carteira de identidade em mãos, as pessoas poderão acessa-la também pelo aplicativo Gov.br.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Imagem: Divulgação