Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

A forma confusa como o Morbius se relaciona com o MCU

É a Fase 3.5 do MCU?

0

O último trailer de Morbius chegou e acabou trazendo mais algumas surpresas do que esperávamos. A Sony deu aos fãs um lugar na primeira fila para a transformação do vilão meio-vampírico de Jared Leto, mas também não perdeu a oportunidade de mostrar o fato de que o filme parece ter lugar no Universo Cinematográfico da Marvel.

Uma foto de helicóptero da cidade de Nova York dá um vislumbre do prédio da Oscorp, local de trabalho do CEO Norman Osborn, mais conhecido como o Duende Verde. Uma foto da primeira página do Clarim Diário nos mostra que o clássico jornal do Homem-Aranha está prosperando no mundo de Morbius. Um agente do FBI brinca sobre “aquela coisa em São Francisco”, uma referência aos eventos de Venom, com o simbionte e Eddy Brock referenciados pelo nome no ferrão do trailer.

Mas uma referência chave ao Homem-Aranha e seus inimigos nos dá uma ideia de quando no MCU Morbius pode ocorrer.

O trailer dá outra olhada em uma cena em que o Dr. Michael Morbius de Leto, que parece já ter perdido a essa altura, encontra Michael Keaton, que lhe diz “Ei, Doutor Mike, você e eu devemos manter contato”.

Imagem: Sony Pictures

Já que Keaton interpretou Adrian Toomes, a verdadeira identidade do Abutre, em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, temos que assumir que é quem ele é aqui também. Se isso for verdade, então Morbius está definitivamente situado no mesmo universo que o Homem-Aranha de Tom Holland – e, por extensão, o resto dos Vingadores no MCU.

Mas a participação especial nos deixa com mais algumas perguntas do que isso. Por que Toomes está usando um jaleco? Ele saiu da prisão e colocou seu know-how de engenharia em um uso bom e não criminoso? E por que ele está se cruzando com Morbius, ele não protegeu o Homem-Aranha não muito tempo atrás? Nos quadrinhos, Morbius ocasionalmente tem sido mais um anti-herói do que um vilão declarado, então talvez Toomes ajude a colocá-lo em um caminho melhor.

Nossa outra grande pista sobre como Morbius se encaixa no cenário mais amplo de super-heróis cinematográficos surge quando Michael Morbius passa por um pôster do Homem-Aranha que tem a palavra “assassino” rabiscada nele (a imagem parece ser uma cópia direta do material promocional arte do videogame Spider-Man da Marvel, em vez de qualquer coisa do MCU). Com base nisso, ao lado da participação do Abutre, podemos supor que Morbius ocorre algum tempo depois dos eventos de Homem-Aranha: Longe de Casa, que terminou com o cabeça de teia sendo culpado pelos ataques de drones de Mysterio.

Imagem: Sony Pictures

Se o MCU e Morbius realmente estiverem conectados, então parece que Thanos e seu estalo podem ter desempenhado algum papel no universo de super-heróis da Sony. Claro, sempre existe a possibilidade de que Morbius ocorra em um universo alternativo, no qual o Homem-Aranha é um criminoso procurado; o Clarim Diário e a Oscorp existem; Abutre se parece com Michael Keaton, e Thanos não invadiu a Terra … mas isso parece um pouco forçado.

Todos esses cruzamentos e referências parecem especialmente importantes, dadas as disputas da Sony e da Disney sobre os direitos do Homem-Aranha e sua galeria de personagens. A Sony detém a licença do Homem-Aranha – que é um personagem da Marvel – mas o estúdio tem um acordo com a Disney para co-produzir filmes do Homem-Aranha. O acordo permite que o Homem-Aranha da Sony faça parte do MCU.

Os dois estúdios se separaram brevemente em 2019, depois de não chegarem a um acordo sobre questões contratuais. No entanto, após um apelo relatado do ator do Homem-Aranha Tom Holland, a Sony e a Disney concordaram em um contrato que mantinha o universo do Homem-Aranha e o MCU conectados.

Com Morbius, parece que a Sony está começando a traçar conexões mais fortes entre seu extenso universo de super-heróis e a atual franquia Homem-Aranha que os fãs já amam – e, curiosamente, a franquia Venom de Tom Hardy.

Antes do lançamento do primeiro filme, a Sony disse que Venom não faria parte do MCU, mas Morbius parece estar tentando fazer um crossover parecer mais provável. Vale a pena mencionar que Kevin Feige não parece ser um produtor de Morbius, e é impossível dizer se o Homem-Aranha terá algum papel significativo no filme.

Morbius chegará aos cinemas em 28 de janeiro de 2022, após o lançamento do próximo filme do Homem-Aranha que definitivamente se passa no Universo Cinematográfico da Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!
Imagem: Observatório do Cinema

Comentários do Facebook

- Publicidade -