Amor e resistência: filme retrata o PODER DO AMOR na ditadura militar brasileira!

Longa-metragem é considerado um dos Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos

HISTÓRIA: Filme LGBTQIA+ conta romance  durante a Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar foi um dos períodos mais duros para a população brasileira, independente do gênero, cor e sexualidade, e esse momento da história é retratado em um apaixonante filme nacional. Lançado na última década, a obra nos leva a um romance LGBTQIA+ proibido durante essa época, e tem como tema principal a liberdade de expressão, sexualidade, resistência artística e a censura em um contexto histórico conturbado. 

Hoje considerado um dos melhores filmes nacionais, a obra está disponível no catálogo da Netflix. E se você ficou interessado e quer saber mais sobre o filme antes de decidir se ele é uma boa opção para você conferir, não se preocupe, pois nós separamos tudo que você precisa saber sobre ele abaixo, além de descobrir nossa opinião sobre a obra!

Filme
Reprodução: Filmelier

LEIA MAIS:

Um retrato impactante: suspense biográfico na Netflix vai te deixar FASCINADO!

Destinos à Deriva: novo suspense ANGUSTIANTE da Netflix fará você roer as unhas!

Conheça “Tatuagem”, filme nacional LGBTQIA+ com drama e romance na Netflix

Para você se emocionar e acreditar no poder do amor novamente, uma de nossas recomendações da semana vai para o sucesso “Tatuagem”, que hoje está disponível no catálogo da Netflix. O filme tem origem no Brasil e estreou em 2013, com duração de 1h 50min e classificação indicativa de 16 anos. 

A trama de “Tatuagem” se passa em 1978, durante o regime militar no Brasil, com o filme seguindo as vidas de Clécio, líder de uma trupe de teatro chamada “Chão de Estrelas” que realiza apresentações ousadas e provocativas, muitas vezes desafiando a censura do governo, e Fininho, um soldado da ditadura.

A história toma um rumo interessante quando a trupe de teatro entra em conflito com as autoridades por causa de suas performances ousadas e políticas. Além disso, Clécio inicia um relacionamento amoroso com o jovem soldado, que é inicialmente enviado para reprimir as atividades do grupo, e esse relacionamento proibido desencadeia uma série de eventos e desafios.

Abaixo, você pode conferir o trailer oficial de “Tatuagem”. 

Tatuagem”, apesar de não ser muito conhecido internacionalmente, foi indicado à uma série de premiações brasileiras, incluindo o Festival de Gramado, o Festival de Cinema do Rio e o 57º Prêmio da Associação Paulista de Críticos de. 

Em 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, que é administrada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

“Tatuagem”: Conheça o elenco e equipe do filme brasileiro

Em “Tatuagem”, o filme brasileiro é estrelado por Irandhir Santos, de “A Febre do Rato” (2011), “Som ao Redor” (2012) e “Pantanal” (2022), como Clécio Wanderley, e Jesuíta Barbosa, de “Praia do Futuro” (2014), “Justiça” (2016) e “Pantanal” (2022), como Fininha, os dois protagonistas do longa-metragem. 

Além deles, o elenco também conta com Rodrigo García (“Curral”), Sílvio Restiffe (“A Serpente”), Silvia Prado (“Jardim Atlântico”), Arthur Canavarro (“Fim de Festa”), Deyvid Queiroz, Ariclenes Barroso (“Aspirantes”), Soia Lira (“Pacarrete”), Auriceia Fraga (“Organismo”) e Thomás Aquino (“Curral”). 

O roteiro e a direção do filme nacional é de Hilton Lacerda, que você pode reconhecer por “A Febre do Rato” (2011) e “Fim de Festa” (2019). A produção é da Rec Produtores Associados Ltda.

Filme
Reprodução: Cinem(ação)

Vale a pena assistir “Tatuagem” na Netflix?

Tatuagem” recebeu elogios da crítica e foi premiado em vários festivais de cinema, sendo elogiado especialmente por sua abordagem corajosa e provocativa de temas sociais e políticos, bem como pela atuação sólida do elenco.

A obra é vista como uma contribuição significativa para o cinema brasileiro contemporâneo, explorando questões relevantes e desafiadoras, assim como por sua representação da importância da arte como meio de resistência em tempos de repressão política.

Assim, se você gosta de filmes que exploram temas políticos e sociais de forma provocativa e ousada, “Tatuagem” é uma escolha interessante. No Brasil, o filme está disponível no catálogo da Netflix